A vitória obtida pelos sub-19 na Youth League (segunda-feira) espalhou o nome do FC Porto pela Europa, mas foi o enfarte do miocárdio sofrido por Casillas (quarta-feira) que chegou aos quatro cantos do planeta. Hoje há jogo com o Aves, no qual os dragões tentarão manter-se na corrida pelo título
Corpo do artigo
O empate (2-2) com o Rio Ave, em Vila do Conde, deixou a nação portista desiludida e nem os jogadores conseguiram disfarçar. Marega foi o único que recorreu às redes sociais para tentar manter viva a esperança dos adeptos do FC Porto na conquista do campeonato, ainda que o cenário não seja (de todo) fácil.
https://www.instagram.com/p/Bwxcslindv0/
As contas portistas complicaram-se com a vitória (4-1) do Benfica em Braga, onde a dupla formada por Tiago Martins (árbitro) e João Pinheiro (VAR) tiveram um desempenho que mereceu vários reparos do clube azul e branco. Os dragões apontaram três erros no jogo da Pedreira que entendem ter favorecido as águias, acrescentaram mais dois em que julgam ter sido prejudicados contra vila-condenses e solicitaram uma reunião urgente a Fernando Gomes (presidente da FPF) e a Fontelas Gomes (presidente do CA) para abordar o tema.
A desilusão, contudo, não passou do fim de semana, uma vez que na segunda-feira os sub-19 tornaram-se na primeira equipa portuguesa a conquistar a Youth League. Os portistas venceram o Chelsea na final, por 3-1 (pode recordar os golos aqui), e deram asas à alegria, que se prolongou pelo dia seguinte, na chegada a Portugal. As felicitações surgiram de vários quadrantes, entre as quais do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, ou do primeiro-ministro português, António Costa.
1122945380373737472
Há muito potencial a explorar nos sub-19, como escreveu Jorge Maia, diretor adjunto de O JOGO, e Pinto da Costa confirmou que Sérgio Conceição já lhe havia pedido três nomes da equipa de Mário Silva para integrar a próxima pré-época. Além disso, o presidente do FC Porto garantiu, durante a receção na Câmara Municipal da Invicta, que os campeões seriam homenageados devidamente no fim das comemorações dos 125 anos do clube.
Ainda o entusiasmo à volta desta conquista não tinha desaparecido e os portistas eram confrontados com uma notícia que deixou todos em choque: Casillas havia sofrido um enfarte agudo do miocárdio durante o treino de quarta-feira e encontrava-se internado no Hospital da CUF. Foi a rápida intervenção dos médicos, com a realização de um cateterismo, que permitiu a Iker efetuar a maior defesa da vida.
1124262039961133056
A informação do sucedido circulou rapidamente, rompeu fronteiras e originou uma onda de solidariedade e apoio ao espanhol (pode recordá-la aqui). Pinto da Costa e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, transmitiram força ao jogador de 37 anos, que tranquilizou o mundo com uma mensagem positiva ainda no próprio dia dos acontecimentos.
https://www.instagram.com/p/Bw7lN0qgCOg/
O internacional espanhol não jogará mais até ao final da época, deixando Sérgio Conceição com poucas opções para reta final da temporada, e tem a continuidade no futebol em risco. A decisão, como revelou Nélson Puga, chefe do departamento médico do FC Porto, depende de vários fatores. Para o empresário, porém, não há razões para se colocar em causa um regresso.
A única certeza neste momento é de que o problema foi resolvido e que a evolução está a ser positiva. Sara Carbonero, a esposa, apontou o regresso a casa para o começo da semana. Afinal, Iker está bem disposto, já recebeu a visita do plantel (pode ver a fotogaleria aqui) e Luís Gonçalves, diretor-geral da SAD portista para o futebol, pôde confirmá-lo durante uma conversa que mantiveram.
Entretanto, hoje é dia de jogo com o Aves, no qual Sérgio Conceição exige uma resposta na sequência do empate em Vila do Conde e dos acontecimentos que se seguiram com os adeptos. O treinador não gostou do que viu e repetiu que no final da época fará as contas.