Lusodescendente do Jeunesse avisa Vitória de Guimarães: "Não temos nada a perder"
Golo de Joseph continua a incomodar os luxemburgueses, que mantêm a convicção de que foi "em fora de jogo". Quem divide o futebol com o trabalho e os estudos sabe que tem uma boa oportunidade
Corpo do artigo
A comitiva do Jeunesse Esch chegou na terça-feira, ao final da tarde, ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro com a esperança de bater o pé ao V. Guimarães e "tentar a reviravolta".
Esta é a certeza dada por David de Sousa, um dos jogadores que o clube luxemburguês permitiu, e até incentivou, que O JOGO contactasse, sem qualquer constrangimento. Aliás, a conversa decorreu enquanto o avançado se encaminhava para o autocarro que aguardava o adversário dos vitorianos, amanhã, quinta-feira, na segunda mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa.
A facilidade na comunicação foi tão surpreendente quanto o português fluente de David de Sousa, apesar de ter nascido há 24 anos no Luxemburgo. A viagem "correu bem" e não faltam razões para o Jeunesse estar "otimista", porque "agora não tem nada a perder", sentindo-se nas palavras do avançado o "sabor de injustiça pela derrota com um golo em fora de jogo".
11167130
O Jeunesse não é um principiante nas provas europeias, mas "nunca chegou à fase de grupos" da Liga Europa e "esse é o objetivo", avisa.
David de Sousa revela a ousadia da sua equipa, bem como o espírito de sacrifício "da maioria dos jogadores, que trabalha e estuda". O nível do futebol no Luxemburgo "subiu nos últimos anos, ao tornar-se mais profissional", conta, mas esta mudança ainda não abarca todos os os clubes.
David de Sousa é um dos casos em que não pode pensar em ser jogador profissional: trabalha numa empresa estatal e admite ser "complicado" repartir o tempo, mas "com organização dá sempre para tudo".
11166921
A vantagem de um golo do V. Guimarães não diminui a vontade do Jeunesse de "dar tudo para passar à fase seguinte". "Analisámos o adversário, naturalmente mais forte em todos os aspetos, basta dizer que os jogadores do Vitória só fazem isto, têm mais dinheiro e é normal terem mais qualidade", disse David, um dos titulares da equipa orientada pelo francês Nicolas Huysman.