Figura histórica do futebol no concelho de Santa Maria da Feira
Corpo do artigo
Despediram-se esta segunda-feira em Lourosa, no contexto das cerimónias fúnebres, vários amigos do futebol de Ezequiel Bastos, um histórico do Lusitânia de Lourosa, médio de grandes recursos, que também jogou pelo vizinho Feirense na 1.ª Divisão, além de passagem pelo Salgueiros.
Aos 72 anos, este professor de Educação Física, que treinou diversos clubes, especialmente São João de Ver e Sanjoanense, era figura muito estimada no distrito de Aveiro e, particularmente, no concelho de Santa Maria da Feira. Os conhecimentos de Ezequiel Bastos também o levaram a ser monitor da Federação Portuguesa de Futebol, construindo grande amizade com Carlos Queiroz e Nelo Vingada.
"O CD Feirense – Futebol, SAD lamenta profundamente o falecimento de Ezequiel Bastos, jogador do nosso clube em 1977/78, na segunda participação na 1.ª Divisão Nacional. O antigo médio, natural de Fiães, era licenciado e pós-graduado em Educação Física e foi Presidente do Conselho Directivo do Agrupamento de Escolas Coelho e Castro. Foi também monitor na Federação Portuguesa de Futebol ao lado de Carlos Queiroz e Nelo Vingada. À família enlutada, o CD Feirense endereça também as mais sentidas condolências", escreveu o emblema de Santa Maria da Feira no site oficial.
"Um Leão que pertenceu aos quadros do Lusitânia de Lourosa e que foi um dos nossos campeões de 1972/73, ficando na história do clube pela maior conquista alcançada a nível nacional. Mais um jogador e adepto com um amor à camisola infindável, um verdadeiro Leão de gema!", mencionou o Lusitânia de Lourosa, que compete na Liga 3 atualmente.