Extremo internacional por São Tomé e Príncipe marcou um grande golo frente ao Beira-Mar, no Campeonato de Portugal.
Corpo do artigo
Ronaldo Lumungo, entrevista pela comunicação do Vitória de Guimarães, recorda o "momento de inspiração" no jogo de quarta-feira, frente ao Beira-Mar, a contar para a 8ª jornada da Série B do Campeonato de Portugal.
Cinco minutos depois de fazer o 2-0 e de ter-se estreado a marcar pelo V. Guimarães, o extremo protagonizou o momento da tarde, apontando um golo que viria a ser comparado ao de Ronaldo Fenómeno, ao serviço do Barcelona, em 1996. Depois de rever o lance, o extremo afirma: “Já vi o golo mais de dez vezes. Aliás, no momento não tive noção da espetacularidade do golo mas depois de o ver, percebi realmente que me tinha corrido muito bem".
Nascido no Gabão, Lumungo viajou com quatro anos para São Tomé e Príncipe com a mãe, no sentido de começarem uma "nova vida". Apaixonado pela bola desde cedo foi a progenitora quem puxou por ele para que seguisse o mundo do futebol. “A minha mãe era jogadora, fazia-o por desporto, mas jogou até aos 31 anos e foi por vontade dela que, aos 5 anos, comecei a jogar. Mais tarde, já com 17, e depois de ser chamado aos escalões de formação da Seleção de S. Tomé e Príncipe, ela quis arriscar e vir para Portugal para tentarmos a sorte no futebol português. Depois de algumas passagens menos positivas por clubes menores, cheguei ao Vitória e aqui estou a mostrar aquilo que posso valer”, afirmou.
Chegou a Portugal em 2018 para representar os sub-19 do Oriental. Seguiram-se passagens por GRAP, Loures, Oliveira do Hospital e Benfica de Castelo Branco até chegar à cidade berço. "Vir para o Vitória foi uma das melhores coisas que me aconteceu na vida e tenho de agarrar esta oportunidade. Há milhares de miúdos a lutarem pelo mesmo sonho e só quero é justificar com golos e exibições", disse.
Com três golos em sete jogos esta época, o internacional por São Tomé e Príncipe afirma que o objetivo passa por "fazer mais golos do que no ano passado". A meta está definida e Lumungo parte em busca dos 14 golos marcados em 2022/2023 ao serviço do Benfica de Castelo Branco, a melhor época desde que chegou a Portugal.