Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica e candidato ao mesmo cargo nas eleições de 25 de outubro, deu uma entrevista ao canal televisivo NOW, este domingo
Corpo do artigo
Sentiu medo durante a AG? "Não, nunca senti medo. Se as coisas continuassem de outra maneira, se calhar podia ter. Dirigi-me aos dois candidatos e disse-lhes que a culpa era deles. Ele foi o mentor, principalmente por andar a incentivar os outros candidatos a saírem da sala quando falei. Diziam que eu não era democrata, o que não deixava era que fizessem o que eles queriam. Se calhar a BTV devia passar a AG do Benfica."
Os sócios envolvidos nas confusões deveriam ser expulsos? "Não compete a mim, compete ao presidente da AG, que tem sido uma pessoa bastante honesta, e presenciou um sócio a ser agredido. Uma determinada candidatura agrediu um sócio."
Nas assembleias dos três grandes, por vezes os nervos chegam à flor da pele. Já empurrou, ou apertou o pescoço, a um sócio, por que razão diz que o que aconteceu ontem foi organizado? "Isso não foi organizado, não dei nenhum apertão ao pescoço, fizeram-me ofensas pessoais, ainda ontem essa pessoa fez ofensas a Rui Costa. Aquilo foi organizado, os outros dois candidatos foram convidados a abandonar a sala quando eu estava a falar, não é uma atitude democrática. Não têm valor para serem presidentes do Benfica. A atitude que tomaram foi um ataque de terrorismo."
Existe um perigo de acontecer no Benfica o que aconteceu no Sporting? "Um deles quer imitar o Bruno de Carvalho, o Manteigas, mas é muito pequenino para ele. Os sócios do Benfica têm de se mobilizar para as assembleias, para o Benfica não ficar de mãos atadas. Os estatutos do Benfica que foram aprovados vão tornar o Benfica ingovernável. Qualquer Relatório e Contas que vai a votos, como aquele que foi chumbado, se for novamente chumbado, a Direção cai. Quem permitiu que fossem assim os estatutos. Manteigas teve muita intervenção nisto. Ninguém deu ordens para ninguém atacar a Academia [de Alcochete]. Foi a mobilização de um grupo organizado que fez isso. São radicais mesmo, se assistir à postura deles na AG vê que são radicais. Querem a destruição completa."