Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica e candidato ao mesmo cargo nas eleições de 25 de outubro, deu uma entrevista ao canal televisivo NOW, este domingo
Corpo do artigo
Algumas sondagens colocam-no em quarto lugar, confia neste número? "As sondagens são fabricadas, nenhum benfiquista acredita nisto. Em 2020, quem fez as sondagens disse que eu tinha 30 por cento. As sondagens não dizem nada, há pessoas que têm 10 votos e dizem que têm 50, é para manipular a realidade, mas a realidade não é essa. No final, vamos rir todos. A melhor sondagem que tenho são os benfiquistas. Vou pedir aos benfiquistas que votem em massa para vencermos na primeira volta. Ganhei sempre as eleições com maioria absoluta."
Se não passar à segunda volta, quem vai apoiar? "Não vou interferir nisso, os sócios que decidam. Vou para a casa fazer a minha vida, como estava a fazer. Deixo de me preocupar com isso. Daqui a dois anos, estão a telefonar-me a dizer "tinhas razão". Noronha Lopes não tem capacidade para liderar o Benfica, vai entrar lá e vai assustar-se. Vender produto feito toda a gente sabe fazer, até eu meto o meu filho a fazer isso. Nunca teve um desafio igual ao meu. Quando cheguei em 2001, conheci Noronha Lopes. O estádio novo foi chumbado pela Direção do Benfica, Noronha Lopes dizia, à boca cheia, que o Benfica ia falir, se se fizesse o novo estádio. O Benfica chumbou o Estádio da Luz, fui eu e Mário Dias que fomos falar com João Soares. Se Vilarinho dissesse que não fazia o estádio, eu e o Mário Dias abandonávamos o Benfica. Fazer custa muito, atravessar-nos também custa muito, eles não acreditavam em nada."
A contratação de Mourinho por parte de Rui Costa é uma jogada de mestre? "Foi pela parte eleitoral, mas está no direito dele de o fazer. Bruno Lage, na minha ótica, já tinha o destino traçado. Ouvi, num canal, um comentador dizer a Bruno Lage "vai embora, fazes mal a Rui Costa", a partir desse momento, Lage estava condenado. Se não estivéssemos em eleições, Rui Costa nunca teria contratado Mourinho. Por que razão não o contratou antes? É uma boa gestão? É. Vamos ver os resultados. Mourinho não falou comigo, nem tinha de falar."
Em que lugar acredita que ficava, numa sondagem de confiança, na sua opinião? "No primeiro ou no segundo lugar, estou lá. Não ligo a nada disso. A maioria silenciosa vai ganhar as eleições, os benfiquistas estão gratos pelo trabalho feito, por quem recuperou o Benfica da falência. Os benfiquistas não se esquecem, sabem quem trabalhou para o Benfica."