O acordo teve em conta as dificuldades financeiras de alguns clubes.
Corpo do artigo
A Liga e o Sindicato dos Jogadores subscreveram esta sexta-feira um acordo que fixa o salário mínimo na Segunda Liga para a época 2017/2018. "Considerando que, apesar da retoma económica, muitos clubes se debatem com problemas económicos estruturais, a LPFP encetou um projeto de sustentabilidade económica das sociedades desportivas", refere a Liga em comunicado.
Desta forma, as duas partes concordaram fixar em "1,75 vezes a Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG), estabelecida pelo Governo português para os trabalhadores em geral, pelo que o salário mínimo passa a ser de 974.75 euros.
"No âmbito do mesmo acordo, os futebolistas que atuem no Campeonato Nacional de Seniores, na mesma temporada, terão um salário mínimo correspondente a 1,5 vezes a RMMG (855 euros), enquanto os da Terceira Divisão a 1,25 vezes (712.50 euros)", refere a mesma nota.
Relativamente aos jogadores até aos 23 anos, que sejam formados localmente e que celebrem o seu primeiro contrato de trabalho na época 2017/2018, "poderá ser praticado o salário correspondente à RMMG (570.00 euros) nos dois primeiros anos de contrato".
"A LPFP e o SJPF congratulam-se com um acordo que garante condições de sustentabilidade aos clubes (...) e, consequentemente, a proteção dos jogadores", destaca a missiva.