Médios lesionaram-se na deslocação a Alvalade. Um sentiu dores durante o aquecimento e nem sequer foi utilizado, o outro teve de sair na segunda parte, por culpa de uma entorse. O avançado Boateng também está lesionado e, mesmo que o central Josué e o avançado André Pereira, que também falharam o duelo com os leões, possam recuperar, Freire tem óbvias limitações.
Corpo do artigo
As limitações e condicionantes de Luís Freire já são conhecidas, mas o treinador do Rio Ave tem novos problemas para resolver. Para além da derrota (2-0) com o Sporting, a equipa de Vila do Conde trouxe de Alvalade mais dois jogadores lesionados, casos dos médios Guga e Joca, dois titulares indiscutíveis e peças fundamentais na equipa. Aumentam assim as preocupações para o futuro próximo, nomeadamente na receção ao Moreirense e para a deslocação a Braga. Recorde-se que o avançado Boateng já se encontrava lesionado antes da ida a Alvalade e continuará ausente por mais algumas semanas. Por outro lado, o defesa central Josué e o avançado André Pereira também falharam o duelo com os leões devido a recentes problemas físicos. O cenário já é mau, mas ainda piorou em Alvalade. Joca sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda ainda durante o aquecimento e não pôde ser utilizado, enquanto Guga foi substituído no arranque da segunda parte, devido a uma entorse no tornozelo direito.
Com todas estas contrariedades e sabendo-se das limitações do plantel, uma vez que o Rio Ave está impedido de inscrever novos jogadores até à próxima reabertura de mercado, em janeiro, e não contratou, por isso, reforços para esta temporada, o treinador Luís Freire poderá ter que compensar algumas baixas com as segundas linhas, olhando para atletas que evoluem nas equipas de formação. O técnico, que apostou em vários jovens ao longo das duas primeiras épocas ao serviço do emblema da caravela, poderá, assim, recorrer novamente a elementos da equipa de sub-23, como já fez anteriormente com Costinha e Fábio Ronaldo, atualmente titulares no Rio Ave. A estes, Freire ainda acrescentou, entretanto, Magrão, Karseladze, Lomboto e Bruno Ventura. No caso de Bruno Ventura, médio ofensivo contratado há duas épocas ao V. Setúbal, deixou excelentes indicações em Alvalade e pode ter conquistado algum espaço para o futuro, numa das poucas boas notícias que o desafio contra o Sporting deixou para o Rio Ave.
Por fim, o plantel gozou um dia de folga depois do desaire com os leões, iniciando hoje a preparação do jogo com o Moreirense, marcado para domingo. À exceção de Boateng, os restantes lesionados atrás referidos só hoje estarão em condições de serem reavaliados, a fim de prognosticar os respetivos tempos de paragem.
17082983
17083038