Ao bater o Arouca, o conjunto matosinhense passou a estar a dois pontos do adversário desta tarde, ou seja, dos lugares da subida de divisão.
Corpo do artigo
O Leixões recebeu e venceu hoje o Arouca por 1-0, em jogo da 31ª jornada da II Liga, um triunfo que confirmou a candidatura matosinhense à subida de divisão.
Apesar de ter sido a equipa mais dominadora ao longo da primeira parte, a equipa leixonense, que nesse período esbarrou no guarda-redes contrário, Serginho, adiantou-se no marcador somente na segunda, aos 56 minutos, por Luís Silva.
O domínio anfitrião deu frutos aos 56 minutos, numa saída rápida para o ataque. Hernâni serviu Luís Silva, que se isolou e rematou, fazendo a bola passar entre as pernas de Serginho e seguir para baliza deserta.
O 1-0 premiou a equipa que mais fez pela vitória e castigou um Arouca que pouco arriscou e que só acordou depois do golo sofrido, dando então, aqui e ali, um ar da sua graça.
A substituição de Laurindo por Clemente acrescentou acutilância ao futebol do conjunto dirigido por Vítor Oliveira, que, até aí, deu a sensação de que lhe bastava o empate.
O Leixões recuou e passou então por algumas dificuldades. Rui Sacramento teve duas grandes defesas, aos 79 minutos, para deter um livre de Joeano e um remate de Stephane. Antes desse momento de aflição, porém, Calé podia ter feito o 2-0, quando tentou um "chapéu" a Serginho, que, por má direção e pouca força, acabou nas mãos do guardião adversário.
O Arouca não perdia desde a 25ª jornada, a 30 de janeiro, quando caiu em Oliveira de Azeméis, por 3-2.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões - Arouca, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Luís Silva, 56 minutos
Equipas:
Leixões: Rui Sacramento, Gonçalo Graça, Nuno Silva, Zé Pedro, Sequeira, Fábio Santos, Hernâni (Tiago Borges, 88), Malafaia (Cadinha, 68), Calé (Nelson, 90+2), Luís Silva e Mailo.
(Suplentes: Matos, Cadinha, Nelson, Zé Augusto, Kizito, Tiago Borges e Novais).
Treinador: Pedro Correia.
Arouca: Serginho, Dani, Zarabi, Mika, Stephane, Bijou (Rui Gomes, 75), Laurindo (Clemente, 58), Soares, Kovacevic (Hugo Monteiro, 82), Luís Pinto e Joeano.
(Suplentes: Ricardo, Clemente, Rui Gomes, Roberto, Hugo Monteiro, Idris e Miguel Ângelo).
Treinador: Vítor Oliveira.
Árbitro: Marco Ferreira (Madeira).
Cartões: amarelo para Joeano (25), Laurindo (30), Luís Silva (45+1), Stephane (57) e Malafaia (57).
Assistência: cerca de 1.500 espetadores.