Erivaldo marcou o único golo da partida e deu a passagem ao Leixões.
Corpo do artigo
Um golo de Erivaldo, na primeira parte, valeu ao Leixões, da II Liga, o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal, este domingo, após derrotar o Anadia, do Campeonato de Portugal, por 1-0.
Na primeira parte, o Leixões criou duas ocasiões para marcar no espaço de um minuto, foi feliz na segunda e dessa forma chegou ao intervalo na frente, apesar da forte reação do Anadia ao golo de Erivaldo (26 minutos).
Um cruzamento da direita de Jorge Silva (25), emendado de cabeça por Kukula a que Manuel Gama correspondeu com uma defesa vistosa para canto, precedeu o golo inaugural, com Erivaldo a surgir na emenda ao canto apontado pelo lateral direito.
Até então inofensivo, o Anadia respondeu à altura criando uma série de ocasiões para marcar, a principal num remate de Pedro Santos, aos 36 minutos, que Luís Ribeiro, com uma defesa felina, desviou pela linha de fundo.
A segunda parte acentuou o equilíbrio que a reação do Anadia fez surgir até ao intervalo, ameaçado apenas quando um remate de Roniel (57 minutos) obrigou o guarda-redes a desviar para o poste.
Com mais capacidade de luta que acerto, o Anadia fez perigar a vitória até aos instantes finais, acabando o jogo com os adeptos do Leixões, apesar da vitória, a insultar o treinador pelo fraco desempenho da equipa.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões - Anadia, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcador:
1-0, Erivaldo, 26 minutos.
Equipas:
- Leixões: Luís Ribeiro, Jorge Silva, Matheus, Pedro Monteiro, Derick (Breitner, 90), Ceitil, Amine, Lawrence, Roniel (Evandro Brandão, 75), Erivaldo (Stephane, 83) e Kukula.
(Suplentes: Fábio Matos, Tiago Moreira, Stephane, Anthony, Breitner, Evandro Brandão e Zeka).
Treinador: Filipe Gouveia.
- Anadia: Manuel Gama, João Nogueira, Kaká, Pedro Santos, Rui Raínho, Maurício, Rúben Silvestre (Diogo Ribeiro, 64), Kingsley (Sérgio Nogueira, 46), Leandro Vieira (Firmino Salgado, 74), André Aranha e Marcelo Santiago.
(Suplentes: Alexandre Verdade, Dos Santos, Xandão, Sérgio Nogueira, Diogo Ribeiro, Manuel Garruço e Firmino Salgado).
Treinador: Nuno Pedro.
Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rui Raínho (18), André Aranha (20), Amine (34), Maurício (59) e Kaká (70).
Assistência: Cerca de 350 espectadores.