Boavista vence Espinho e está nos oitavos de final da Taça de Portugal

.
FERNANDO VELUDO/LUSA
Rafael Costa inaugurou o marcador logo aos dois minutos, na transformação de uma grande penalidade, e David Simão ampliou pouco depois.
O Boavista venceu, este domingo, o Sporting de Espinho, do terceiro escalão, por 4-0, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal, disputado no Estádio do Bolhão, em Fiães.
Rafael Costa inaugurou o marcador logo aos dois minutos, na transformação de uma grande penalidade, e David Simão ampliou pouco depois, aos cinco minutos, tendo Rafa e Falcone consumado a goleada já na fase final do encontro, aos 75 e 88, respetivamente.
O Boavista teve uma entrada forte no jogo e beneficiou de uma grande penalidade dois minutos após o início, que castigou um derrube do guarda-redes Rui Nibra sobre Mateus. Rafael Costa converteu o castigo máximo e colocou a equipa de Jorge Simão em vantagem.
Pouco depois, aos cinco minutos, David Simão apareceu livre de marcação à entrada da área e fez o segundo golo do Boavista, com um remate forte e colocado, que anunciava um resultado ainda mais dilatado.
Os axadrezados dominaram toda a primeira parte e tiveram várias oportunidades para ampliar a vantagem, por intermédio de Mateus (20 minutos), que surgiu isolado perante Rui Nibra, mas rematou ao lado, e Rochinha, que viu João Pinto negar-lhe o golo com um corte em cima da linha de baliza.
No segundo tempo, o Espinho criou a primeira situação de perigo aos 52 minutos, mas Carlitos rematou fraco para as mãos do guarda-redes Helton.
O Boavista abrandou o ritmo ofensivo, mas esteve perto de ampliar a vantagem em contra-ataque, quando Rafa surgiu isolado, rematando à trave da baliza de Rui Nibra, aos 69 minutos.
O avançado do Boavista acabou mesmo por fazer o terceiro golo da sua equipa, na sequência de um canto, ao cabecear com eficácia ao segundo poste para o fundo da baliza do Sporting de Espinho, aos 75 minutos.
Os boavisteiros ainda tiveram tempo para concretizar o quarto golo, num lance de contra-ataque, quando Falcone, que tinha entrado em campo aos 80 minutos, surgiu isolado após passe de David Simão, batendo o guarda-redes Rui Nibra, aos 88.
Jogo no Estádio do Bolhão, em Fiães.
Sporting de Espinho - Boavista: 0-4.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores:
0-1, Rafael Costa, 02 minutos (g.p.).
0-2, David Simão, 05.
0-3, Rafa, 75.
0-4, Falcone, 88.
Equipas:
- Sporting de Espinho: Rui Nibra, Vitinha, Gil Dias, João Pinto, Gonçalo (Van Zeller, 62), Léo, Edgar Abreu (Luka, 83), Jaime Poulson, Wilson, Paulinho e Carlitos (Cooper, 73).
(Suplentes: Vítor Braga, Zé Santos, Van Zeller, Luka, João Ricardo, André Luís e Cooper).
Treinador: Rui Quinta.
- Boavista: Helton, Carraça, Cardoso, Neris, Talocha, Obioara, David Simão, Rochinha (Mateus Índio, 77), Mateus (Gabriel, 67), Rafael Costa e Rafa (Falcone, 80).
(Suplentes: Bracali, Raphael, Edu Machado, Falcone, Mateus Índio, Idris e Gabriel Nunes).
Treinador: Jorge Simão.
Árbitro: Fábio Veríssimo (Leiria).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rui Nibra (02), Jaime Poulson (14), Neris (16), Edgar Abreu (22), Obioara (49), Carraça (55), Rafa (57) e Mateus (65).
Assistência: Cerca de 2.500 espectadores.
