Impacto imediato e superlativo no Dragão valeu chamada à principal seleção de Espanha. Avançado contratado ao Atlético de Madrid tornou-se o primeiro jogador do FC Porto a alcançar o nível mais alto de seleções sob a orientação de Vítor Bruno. Pode estrear-se no dia 15.
Corpo do artigo
Da estreia no FC Porto à primeira chamada à principal seleção de Espanha foi um “tirinho”. Samu só precisou de 70 dias para realizar o sonho de figurar numa convocatória de “La Roja”, concretizando a subida de patamar que, de certa forma, já se adivinhava após a anterior paragem para jogos internacionais. Entre 31 de agosto, quando realizou os primeiros minutos de dragão ao peito, e ontem, dia em que entrou oficialmente nos eleitos de Luis de la Fuente, Samu marcou 11 golos em 12 jogos pelos azuis e brancos, a que juntou um “póquer” pelos sub-21, contra Malta, a 15 de outubro. Um momento de forma superlativo, sem igual entre avançados espanhóis na época em curso (já lá vamos) e agora premiado com a estreia na mais recente lista dos campeões da Europa. “Toda a glória a Deus”, escreveu o jogador nas redes sociais, horas depois do anúncio do lote de eleitos.
Quer isto dizer que, na próxima semana, Samu terá a oportunidade de dar o próximo passo e somar os primeiros minutos na seleção A do país vizinho. Na dupla jornada que encerra a fase de grupos da Liga das Nações, Espanha desloca-se à Dinamarca no dia 15, recebendo, a 18, a Suíça. Em todo o caso, esta convocatória constitui, por si só, um marco importante na tenra carreira do ex-Atlético de Madrid... e não só. Ainda que por uma questão de horas - seguiu-se Deniz Gul, pela Turquia -, Samu tornou-se o primeiro jogador do FC Porto a chegar à seleção principal do seu país sob a orientação de Vítor Bruno. Uma espécie de carimbo de validação internacional ao trabalho desenvolvido no Olival ao longo dos últimos meses, que também já tinha ficado patente pela inclusão do avançado na lista de 25 finalistas do prémio “Golden Boy”, destinado ao melhor jovem com menos de 21 anos a atuar no futebol europeu.
Por outro lado, e de forma algo curiosa, a convocatória de estreia de Samu surge, precisamente, no momento mais discreto do goleador desde que reforçou o FC Porto. Anteontem, frente à Lázio, o ponta-de-lança somou o terceiro jogo consecutivo sem picar o ponto (já tinha ficado em branco contra Moreirense e Estoril). Desde que abriu a conta, frente ao Farense, só tinha ficado em branco numa partida: a vitória caseira sobre o Braga (2-1). Uma fase menos prolífica que não apaga, aos olhos de Luis de la Fuente, tudo aquilo que Samu tem feito no Dragão. Basta lembrar que, nas primeias divisões de todo o Mundo, não há jogador espanhol que tenha mais golos anotados do que o portista em 2024/25: são 15 entre clube e seleção, no caso a sub-21. O mais próximo é Ayoze Pérez, também chamado por De la Fuente, que leva dez pelo Villarreal. Agora, Samu pode dilatar a contagem. E logo no palco mais sonhado.
Sete do atual plantel fizeram “via Dragão” para chegar à seleção
Com as chamadas de Samu e Deniz Gul às seleções de Espanha e Turquia, respetivamente, passaram a ser sete os elementos do atual plantel do FC Porto a alcançarem a primeira convocatória enquanto jogadores azuis e brancos.
Aos dois dianteiros juntam-se Diogo Costa e João Mário por Portugal, Zaidu pela Nigéria e Pepê e Galeno pelo Brasil, todos sob a alçada de Sérgio Conceição. A juntar a este lote restrito há, ainda, os casos de Wendell, Tiago Djaló e Nehuén Pérez. O primeiro fez a estreia no escrete como dragão, mas já tinha sido convocado antes. O central pode fazer o mesmo nos próximos desafios da Seleção. Já Nehuén regressou agora aos eleitos da Argentina, por quem tem duas internacionalizações A.
Avançado soube no balneário
O FC Porto deu início à preparação para o jogo de amanhã, frente ao Benfica, ainda em Roma e, de acordo com informações recolhidas por O JOGO, Samu recebeu a notícia da convocatória à seleção espanhola quando estava no balneário do Centro de Preparação Olímpica da capital italiana. Naturalmente satisfeito, o goleador foi prontamente congratulado pelos companheiros de equipa, depois de uma noite difícil frente à Lázio.
CRONOLOGIA
31 de agosto
Estreia em pleno clássico
Oito dias após a oficialização como reforço do FC Porto, Samu somou os primeiros minutos de dragão ao peito. E logo “a doer”: o palco da estreia foi Alvalade, num clássico que não correu bem à equipa de Vítor Bruno, derrotada pelo rival leonino (2-0). O ex-Atlético saltou do banco para o relvado aos 73’, mas já não foi a tempo de fazer a diferença. Serviu para aquecer o motor...
15 de setembro
Um golo que valeu a vitória
Passaram cerca de duas semanas entre o primeiro e o segundo jogo de Samu pelo FC Porto - houve pausa de seleções pelo meio -, mas o espanhol voltou em grande à vida clubística. Com 1-1 no marcador na receção ao Farense, o camisola 9 entrou aos 65’ e, 11 minutos volvidos, anotou o primeiro golo pelos dragões, garantindo o triunfo de forma inesperadamente suada.
21 de setembro
Primeiro onze, primeiro “bis”
O reforço mais sonante do FC Porto para 2024/25 não tremeu no primeiro jogo como titular. Samu correspondeu à confiança demonstrada por Vítor Bruno e carimbou uma vitória sem espinhas (3-0) no sempre difícil D. Afonso Henriques: bisou, marcando posição de forma decisiva na corrida à titularidade.
3 de outubro
Atenção Europa: eis o Samu
Na sequência de uma estreia infeliz do FC Porto na Liga Europa, pontuada pela derrota (3-2) em casa do Bodo/Glimt, Samu “apresentou-se” na montra continental com um “bis” ao colosso Manchester United (3-3), assumindo, outra vez, papel decisivo. O jovem espanhol até tinha marcado na Noruega, mas a exibição frente aos “red devils” criou ondas de choque pela Europa fora.
15 de outubro
Marcar quatro em... 42’
Samu conseguiu transferir o grande momento de forma para os sub-21 de Espanha e arrasou por completo com Malta. O portista abriu a conta ao minuto 5 e, aos 45’+1’, já tinha quatro golos marcados. A “Rojita” acabou por vencer por 6-0 e, a partir daí, a Imprensa do país vizinho não mais parou de clamar pela “ascensão” de Samu à seleção principal.
28 de outubro
“Hat-trick” ao nono desafio
Quando já parecia difícil ficar-se surpreendido com o rendimento de Samu, o avançado aceitou o desafio e, na deslocação às Aves, assinou o primeiro “hat-trick” com a camisola azul e branca. O FC Porto goleou (5-0) e, entre os 32’ e 45’+1’, o espanhol dinamitou por completo a defesa adversária.
8 de novembro
O concretizar de um sonho
Ontem, um dia depois de O JOGO revelar que Samu figurava nos pré-convocados de Luis de la Fuente para a quinta e sexta jornadas da Liga das Nações, o anúncio mais esperado: o jogador do FC Porto foi chamado pelo selecionador espanhol, concretizando o sonho de figurar entre os eleitos de “La Roja”, ao lado de atacantes como Morata, Oyarzabal e companhia.
De la Fuente alerta para a “exigência”
Luis de la Fuente reconhece “potencial fantástico” a Samu, mas, na hora de justificar a convocatória do avançado do FC Porto, deixou alguns alertas em relação à pressão que o jovem vai encontrar no seio de “La Roja”. “É um jovem de 20 anos que chamou a atenção de todos no FC Porto. Há que dar continuidade a este momento. É o reconhecimento do trabalho dele e agora vai estar mais exposto. Depende dele insistir e trabalhar mais do que nunca, porque a exigência e pressão serão cada vez maiores”, avisou o selecionador campeão da Europa. “Precisamos de futebolistas do calibre do Samu, muito bons. Joga bem de costas, é muito potente nas transições, muito rápido e muito bom rematador. Dependendo do jogo, escolheremos o melhor avançado para cada contexto. Tem um perfil que se adapta muito bem à nossa ideia”, acrescentou.
“Por fim Samu”, diz Imprensa espanhola
Apesar de se ter tratado da convocatória de estreia de Samu na seleção A de Espanha, a Imprensa do país vizinho não reagiu com surpresa à chamada do avançado do FC Porto. Esse era, aliás, um cenário que a maioria dos órgãos de comunicação de “nuestros hermanos” já antecipavam desde que, a 15 de outubro, o jovem ponta-de-lança marcou quatro golos a Malta, pelos sub-21. “Por fim Samu”, escreveu o portal “Relevo”, antes de distribuir o protagonismo pelos outros dois estreantes nas contas de “La Roja”. “Aitor Paredes (Bilbau) e Marc Casadó (Barcelona) juntam-se a Samu no reforço dos campeões da Europa”, lia-se. Já o diário “As” enalteceu o “ritmo impressionante” de Samu: “Vai poder provar o seu valor. O que tem feito não passou ao lado do selecionador”.