Declarações de Jakub Kiwior, central do FC Porto, em entrevista ao portal polaco "TVP Sport"
Corpo do artigo
Leia também Villas-Boas recebe Globo feminino: "Queremos oferecer ao Rui Costa uma competição mais a sério"
Com Kiwir e Jan Bednarek na defesa, Diogo Costa esqueceu-se de como é sofrer um golo: "Na semana passada, ele sofreu um golo na vitória por 2-1 na Liga Europa contra o Estrela Vermelha, em que o treinador fez muitas alterações. Fiquei no banco durante todo o jogo, Jan jogou apenas 45 minutos. Mas foi necessário, porque pela primeira vez na minha carreira, deparei-me com uma situação em que tivemos jogos na segunda-feira, quinta-feira e domingo. Por outro lado, na Liga, de facto, ainda não sofremos nenhum golo. Jogos assim são um prazer para os defesas e esperamos que essa série continue. Quanto a Diogo Costa, na Liga portuguesa, o guarda-redes recebe uma estatueta por cada jogo sem sofrer golos. Eu brinco com o Jan que, a dada altura, ele vai ficar sem espaço e vai dar-nos uma".
Estão a aprender português? "Queremos aprender, estamos a aprender as primeiras palavras, o Jan [Bednarek] sabe mais [do que Kiwior]. Até agora tenho tido muitas coisas para lidar, relacionadas com a mudança e formalidades do Reino Unido. Só agora é que as coisas estão a estabilizar. Chegará a altura de aprender português, embora no balneário também se fale inglês".
Quais são as diferenças entre o Arsenal e o Porto? "Neste momento? O clima. Falando mais a sério, a Premier League é a melhor Liga do mundo e, lá, todas as semanas temos de competir contra os melhores jogadores em estádios bonitos. Na Liga portuguesa, a competição é diferente e alguns estádios não são tão impressionantes como em Inglaterra. Por isso, agora, antes de alguns jogos, tens de estar preparado e motivado, é mais difícil mobilizares-te. A atmosfera nos jogos também é um pouco diferente".
Em que medida as suas atuações conjuntas com Bednarek no FC Porto serão úteis para a seleção polaca? "Não nos conhecemos desde ontem e, ao jogarmos no mesmo clube, vamos conhecer-nos ainda melhor. Até moramos perto um do outro. Antes de partirmos para o estágio da seleção, fomos para o aeroporto no mesmo táxi".
Que número calça Jan Bednarek? "Meu Deus! Eu sei, calça o 46! Lembro-me porque recentemente ele estava a escolher chuteiras comigo e, quando lhe deram o tamanho 45, ele disse que eram demasiado pequenos. Então, provavelmente pediu um tamanho maior".