José Mourinho sobre Ivan Lima: "Não está polido, mas é um perfil que não temos"
Declarações de José Mourinho após o Chaves-Benfica (0-2) da terceira ronda da Taça de Portugal
Corpo do artigo
Leia também Caso João Mário: Inter encerra diferendo com o Sporting
Análise ao jogo: "Na primeira parte estive sempre tranquilo com o controlo, mas não gostei. Na segunda parte fomos diferentes. Mais objetivos, mais diretos, pressionámos e recuperámos a bola rapidamente, e o Chaves não chegou a situações de perigo. Vitória esperada, tranquila, mas esperava como treinador um bocadinho mais."
Poucas mexidas por respeito ao adversário? "Claro. O Filipe é bom treinador. As suas equipas são sempre muito bem organizadas. Se não queremos ir mais longe, nesta semana de seleções, as que jogaram com linhas de cinco com quatro à frente criaram muitas dificuldades às de maior potencial. E o Chaves saiu com boas combinações, boa pressão. O Chaves é boa equipa. Se estivesse na I Liga... temos muitos jogos na i liga parecidos com este. Como treinador, porque tive dois dias para treinar com todos, espera um bocadinho mais. Esperava acabar com o jogo mais rápido depois de fazer o primeiro. A equipa repousou cedo demais. Na segunda parte obriguei-os a ter outra atitude. Fui feliz na minha mensagem. A segunda parte não tem muita história. Normalmente com o 1-0 está-se no banco com o coração nas mãos, mas eu não tive porque o jogo foi sempre controlado."
Análise à titularidade de João Rego e o que representa a estreia de Ivan Lima? "O Rego saiu porque tinha amarelo e eu receio sempre o segundo amarelo em determinado perfil de jogador, é jovem, queria impressionar e temia que em alguma falta originasse o segundo amarelo. Gosto do Rego, tem potencial, ainda andamos um bocadinho à procura da melhor posição, e os jogadores que jogam em muitas posições acabam por ser prejudicados porque não se define muito bem. Fez um jogo positivo. O Ivan já está a treinar connosco há um par de semanas. É um perfil que não temos na equipa, um ala mais tradicional, que ataca a defesa, de um contra um. Acho que ainda não está polido tecnicamente, ainda tem algumas debilidades ao nível técnico. Mas tem capacidade física grande. A mensagem é muito simples, no fundo a história do Benfica faz a mensagem. O Benfica tem a formação que tem, saem sempre jogadores da formação. Estou perto do Veríssimo, estamos todos perto um dos outros. Toca uma vez na bola, mas o significado é que é a primeira vez para ele e outros sonham com esse momento. Vamos tentar dar continuidade ao Ivan Lima."
Campo sempre difícil e nunca tinha treinado aqui. É especial: "Tinha vindo como assistente do Manuel Fernandes no Estrela da Amadora. Mas depois não vim aqui e estou fora de Portugal há mais de 20 anos. Mas tenho carinho por Trás-os-Montes, pelos transmontanos... é gente simples, humilde, que ama o futebol. Na gala da FPF conheci os novos proprietários. Gostava de voltar para o ano no campeonato."
Pavlidis volta a resolver, concorrentes não conseguem entrar no onze: "Temos dezenas de jogos pela frente, precisamos de todos. O Henrique é excelente jogador, o Ivanovioc acaba de chegar. O Pavlidis está bem e obviamente que começo com quem me está a dar mais rendimento. São todos irmão no balneário, querem ajudar o Benfica a ganhar, e têm de trabalhar pelos seus objetivos individuais. Para o Benfica é ótimo que o Pavlidis esteja bem e a fazer golos. Fez dois golos importantes."