Declarações de José Mourinho à Sport TV após o Chaves-Benfica (0-2) da terceira ronda da Taça de Portugal
Corpo do artigo
Leia também Caso João Mário: Inter encerra diferendo com o Sporting
Jogos complexos após paragem de seleção. Foi difícil como esperava? "Foi. Marcámos cedo e normalmente nestes jogos o mais difícil é marcar. Aquilo que me desagradou é que tivemos bola sem intenção de agredir, de profundizar e acabar com o jogo. Demos ao Chaves uma reação com bolas paradas em que são fortes. Na segunda parte melhorámos. Fomos mais objetivos e tivemos mais intensidade. Se me perguntar se estou contente, estou contente com o objetivo. Com o jogo global? Posicionalmente, sim, mas com intensidade mais baixa que o que esperava. Estes jogadores não foram ou foram pouco utilizados nas seleções. Não é desculpa para mim. Tenho de falar do Chaves, do treinador de que gosto há muito tempo. É difícil, tem esquema tático que é difícil, e mérito aos jogadores do Chaves que nos criaram dificuldades até ao minuto 70 e tal quando marcámos o segundo golo."
O golo cedo gerou isso no subconsciente? "Não gosto muito dessa coisa do subconsciente. Quando se torna mais fácil é que temos de acabar com o jogo. Disse ao intervalo que estávamos a brincar com o fogo. Tínhamos de matar e eles melhoraram, com mais ritmo, profundizamos mais, encontramos mais o jogo interior. A segunda parte foi melhor."
A importância do jogo: "A respeito pelo Benfica e pela história, pelo Chaves, pela Taça, que queremos ganhar. Vim com a equipa que me pareceu que era a mais forte. Nico e Ríos era quase sobre-humano fazê-los jogar. Umas vezes vêm carregados das seleções, outras sem trabalho. O Lukebakio não jogou um minuto e claramente estava sem gasolina nas pernas."
As substituições: "Tem a ver com o amarelo, um jogo sem problemas á partida. Há sempre o receio de que possa ser emocional. O Filipe também tira jogador com amarelo. Às vezes pensamos que é um risco, e quis meter o Schjelderup onde espera um pouco mais de jogo individual pela esquerda. O que melhor interpretou foi o Dahl."
Segue-se o Newcastle: "Barra pesada. É uma equipa difícil, muito física, com grande intensidade no meio-campo e nós não somos. Eles têm equipa fortíssima, gigantes que em bolas paradas são fortíssimos. Em St. James Park os adeptos jogam."