ENTREVISTA, PARTE II - Brasileiro assume que, no início da época, apenas via águias e FC Porto como candidatos. Agora, acha que a vantagem pontual, a que chama de "gordurinha", pode dar tranquilidade à equipa de Amorim
Corpo do artigo
Ainda sem dar o campeonato por entregue, Jonas admite que "está difícil" o Benfica apanhar os leões.
"Sporting é uma surpresa"
Dá para o Benfica ainda sonhar com o título de campeão ou é melhor nem sonhar?
-Isso é melhor nem passar pela cabeça. Claro que o Benfica tem de fazer a sua parte, mas também tem de torcer para que haja vários tropeções do Sporting. Por isso, agora o melhor é pensar apenas jogo a jogo, fim de semana a fim de semana. O Sporting tem feito um bom trabalho e não será assim tão fácil que venha a perder tantos pontos como aqueles que o Benfica precisaria para ainda conseguir chegar ao primeiro lugar. Quanto ao título, nesta fase é pensarem no segundo lugar e, depois, logo se vê o resto até ao final da época. Mas que está difícil, é óbvio que está.
O Sporting tem sido uma surpresa para si ao ter tantos pontos de vantagem?
- Sim. Ninguém no início da época iria imaginar e dizer que o Sporting estaria nesta altura com tantos pontos de vantagem sobre o FC Porto e o Benfica. Até porque estiveram muitos anos sem ganhar e os seus adeptos também acabam por não ter tanta esperança em serem campeões. Porém, em algum momento teriam de ganhar. O Sporting também é um grande de Portugal e todos os grandes já tiveram os seus momentos difíceis. Eles estavam a viver um e, se ganharem este título, terminam esse período sem vencer. Mas é uma surpresa sim porque, no início da temporada, todos apostavam no Benfica ou no FC Porto.
Sendo uma equipa tão jovem, acha que algum percalço ainda pode fazer o Sporting cair?
- Sabemos que pode acontecer. Mas não sei como está o Sporting a trabalhar em relação a isso. Têm vencido, agora não com tanto brilho nem com jogos espetaculares onde domina claramente o adversário, mas têm feito o básico, o simples e têm ganho, o que dá muita força ao plantel. Acredito que o Sporting vai perder pontos até ao final da época, seja empatando ou perdendo e, aí, vamos ver como vai ser a reação da equipa. A possibilidade de acabar um jejum de muitos anos tem os seus prós e contras. Os contras podem levar a que a equipa se vá abaixo com algum tropeção. Mas também podem pensar: "Temos esta vantagem e esta gordurinha para queimar até ao fim por isso não vamos baixar a cabeça". Mas só vendo os próximos resultados é que se saberá como se vai portar o Sporting no resto da temporada.
13506622