Sofreu lesão muscular numa tentativa de corte e queixou-se imediatamente, sendo assistido no relvado e depois no banco de suplentes. Pode parar várias semanas e falhar mais alguns jogos
Corpo do artigo
A lesão de João Palhinha contra o Tondela, no domingo, foi a nota negativa do ensaio dos leões para o dérbi.
Médio tem uma pequena rutura na região posterior da coxa direita, cuja gravidade ainda está por determinar
O médio, indiscutível para Rúben Amorim, sofreu uma lesão muscular numa tentativa de corte, ao esticar-se em demasia para alcançar a bola, e ficou logo no chão fazendo sinais de que não dava para continuar em campo. Seguiram-se lágrimas e a frustração de quem, conhecendo a sua morfologia, sabia que tinha "rasgado" e ia falhar o ansiado dérbi contra o Benfica, desta sexta-feira. Na manhã de segunda-feira, o camisola seis foi avaliado pelo departamento médico do clube e a zona afetada, região posterior da coxa direita, ainda estava com edema sendo detetada uma rutura, cuja extensão será determinada melhor esta terça-feira, 48 horas após o "rasgão".
A lesão muscular, que Palhinha imediatamente identificou, vai tirar o médio do dérbi, mas também dos desafios seguintes. Só esta terça-feira se saberá melhor o tempo de paragem, mas deverá ser de várias semanas. Assim, além do Benfica, também nos jogos contra o Ajax, Boavista e Penafiel o médio deverá ficar de fora. E a lista pode não se ficar por aí, pois dependerá da evolução da sua recuperação.
Indiscutível no meio-campo verde e branco, Palhinha soma 1 587' e só falhou dois jogos (soma 19), poupado após ser utilizado por Portugal
O clube e o jogador confiam numa boa recuperação, aspeto no qual o médio sempre correspondeu quando esteve de baixa, e essa é agora a prioridade.
Amorim disse no final do jogo que era cedo para se saber se Palhinha tinha realmente um rasgão no músculo, alimentando ainda a esperança de contar com ele no dérbi, mas elencou, também, as alternativas: Dário Essugo foi considerado o mais parecido, mas ainda verde para um dérbi, ficando a luta entre Daniel Bragança e Manuel Ugarte. "Como João Palhinha não há, mas temos alternativas com qualidade, vamos jogar com onze", atirou. Tem vários dias para preparar o substituto...
Renovação ainda por finalizar
O processo de renovação de João Palhinha começou há meses, já sofreu avanços e recuos, mas ainda não está fechado. Há a intenção das partes em prolongar a ligação até 2026, com aumento salarial e manutenção da cláusula de rescisão nos 60 milhões de euros, mas atleta e SAD ainda mantêm conversações para acertar detalhes e finalizar o acordo.
O jogador já esteve várias vezes à beira da saída, com propostas interessantes, mas o Sporting sempre conseguiu resistir ao assédio. É dos jogadores com mais mercado e o futuro está em aberto.