Médio assinou um contrato válido por cinco temporadas
Corpo do artigo
Benfica e PSG oficializaram na tarde desta segunda-feira a transferência de João Neves. O médio de 19 anos assinou um contrato válido por cinco temporadas com o campeão francês.
Segundo informou a SAD encarnada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Benfica recebe quase 60 milhões de euros, num negócio que pode chegar muito perto dos 70 milhões.
"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD (“Benfica SAD”) informa que chegou a acordo com o Paris Saint-Germain para a alienação da totalidade dos direitos do jogador João Neves, por um montante líquido de € 59.921.587 (cinquenta e nove milhões novecentos e vinte um mil e quinhentos e oitenta e sete euros), acrescido de uma remuneração variável associada a objetivos, pelo que o montante global da transferência poderá atingir o montante líquido de € 69.908.518 (sessenta e nove milhões novecentos e oito mil quinhentos e dezoito euros). Mais se informa que a Benfica SAD terá encargos com serviços de intermediação de 10% do valor da venda e o Paris Saint-Germain não terá o direito a reter o mecanismo de solidariedade", pode ler-se.
João Neves esteve ligado às águias desde sempre, numa primeira fase integrado nas escolas do clube em Tavira e Faro, e a partir de 2016/17 no Benfica Campus, no Seixal, onde percorreu todos os escalões de formação até atingir equipa principal em 2022/23.
Estreou-se pela mão do treinador Roger Schmidt, em dezembro de 2022, numa derrota com o Braga, acabando essa temporada com 20 partidas e como titular dos encarnados, inclusive marcando um golo diante do Sporting (2-2), que seria crucial para a conquista do título de campeão.
Na época passada, consolidou-se definitivamente como uma das principais opções do treinador, com 55 encontros, 49 dos quais como titular, e três golos em todas as competições.
Deixa a Luz com um total de 75 jogos e quatro golos pelo conjunto principal, pelo qual arrecadou um campeonato e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
João Neves, que entretanto já contabiliza nove internacionalizações por Portugal e esteve recentemente no Euro'2024, deixa o clube da Luz para se juntar aos campeões franceses, onde encontrará os compatriotas Nuno Mendes, Danilo Pereira, Vitinha e Gonçalo Ramos.