Declarações de João Mendes, jogador do Vitória de Guimarães, durante o Thinking Football Summit.
Corpo do artigo
Antevisão ao dérbi com o Braga: “Sabemos do mediatismo do jogo. É mais um, respeitamos muito o adversário, sabemos da qualidade dele e será um jogo difícil. Mas acreditamos muito em nós, estamos muito ambiciosos e queremos a vitória”.
Memória do último dérbi, em que marcou: “Poderá vir essa imagem mas, depois do jogo começar, as coisas esquecem-se. Mas foi um momento muito bonito para mim. Estou focado neste jogo e mão interessa quem marcar, o importante é a vitória”.
Como tem corrido o regresso aos relvados: “Tenho-me sentido cada vez melhor, porque quando um jogador está bem fisicamente, as coisas acabam por acontecer e em termos de confiança sentimo-nos muito melhores. É dar tempo ao tempo, trabalhar todos os dias e as coisas acabam por acontecer. O treinador também me tem dado tempo de jogo e faz com que as coisas sejam mais fáceis”.
Já jogou em várias posições: “É a maneira como o treinador interpretar o jogo. Tenho as minhas características, não sou um extremo de raiz mas faço essa posição. Sinto-me bem nas duas. Consegui sempre ocupar espaços interiores e estar perto da baliza, que é o que me define como jogador”.
Que análise faz ao arranque da época? “Completamente positivo. O mais difícil neste momento é dar continuidade, é trabalhar muito, só assim podemos dar continuidade. Queríamos muito começar bem e temos de pensar sempre positivo, que as coisas vão correr bem”.
Como é que tem sido trabalhar com Rui Borges? “Tem sido muito bom. Acima de tudo, a relação dele com os jogadores, a proximidade, a abertura que nos dá para podermos dar opiniões. Está sempre pronto a ouvir”.
Calendário apertado: “Obviamente que os jogadores não vão estar totalmente recuperados mas temos um vasto leque de jogadores, uns podem jogar à quarta, outros ao domingo. Acima de tudo, o plantel está muito bem servido com a qualidade dos jogadores e temos muitas opções”.
Saídas de Jota Silva e Mangas: “São coisas naturais. Ficámos muito contentes por eles, mereciam dar esse passo na carreira, foi bom para todos e faz parte do futebol. São coisas que a nós nos ultrapassa mas é seguir em frente. O Vitória reforçou-se bem e estamos preparados para qualquer posição”.