Laporta: "Todos criam expectativas sobre Lamine Yamal, mas ele lida bem com isso"

Joan Laporta
EPA
Joan Laporta, presidente do Laporta, falou à rádio catalã "RAC 1" esta terça-feira, no dia seguinte à cerimónia da entrega da Bola de Ouro
Corpo do artigo
Lamine Yamal ficou em segundo lugar: "Ele é o jogador com mais qualidade individual do Mundo e ganhou dois prémios Kopa consecutivos, o que ninguém conseguiu. Ele tem uma ambição saudável, é competitivo, muito profissional e trabalha duro nos treinos. O Lamine gostaria de ter ganho, mas não está deprimido de forma alguma. Todos criam essa expectativa em relação a ele, mas ele lida bem com isso. Para a idade que tem, tem muita maturidade."
Aitana Bonmatí ganhou a Bola de Ouro pelo terceiro ano consecutivo: "Aitana merece. Estamos especialmente felizes e orgulhosos como adeptos do Barça e como catalães. E para Lamine Yamal também, ter ficado em segundo lugar aos 18 anos é extraordinário. Ela merece e acho que merece a Bola de Ouro. E vai ganhar no próximo ano."
Dia agitado devido à gala da Bola de Ouro: "Chegámos a casa às cinco da manhã. É preciso ter em conta que, a caminho do aeroporto, quando já estávamos todos a partir, percebemos que mal tínhamos comido durante todo o dia, entre as viagens, a preparação e a gala, e que estávamos com muita fome. Então, quando íamos a caminho do aeroporto, Lamine Yamal viu um sítio onde faziam hambúrgueres, parámos e ele e Cubarsí desceram para comprar para todos e comemos no caminho. Estavam muito bons."
Vencedor da Bola de Ouro não era conhecido por ninguém até à hora do anúncio: "Viajámos sem saber o resultado da votação. Nem mesmo os que entregavam os prémios sabiam, porque perguntei ao Iniesta e ao Ronaldinho. Mas nem eles sabiam. Na verdade, nem Ceferin nem a proprietária da France Football, com quem me sentei ao lado durante a gala, sabiam, e confessaram-me que preferiam não saber para que a informação não fosse vazada. Até tentei saber o resultado falando com algumas das altas entidades de França."
Real Madrid não se fez representar na gala: "O que o Real Madrid faz é problema deles. Nós vamos por respeito ao futebol e aos organizadores. E a verdade é que nos destacámos, porque o presidente do Barça e o Barça destacam-se sempre. Fomos a delegação mais numerosa e a mais premiada da gala, o que nos enche de orgulho."
O regresso ao Camp Nou: "Fizemos o trabalho e apresentámos todos os certificados. O campo tem garantias de segurança absolutas. Respeito a decisão deles [da Câmara Municipal de Barcelona], mas precisamos da primeira licença de ocupação o mais rápido possível por motivos desportivos, económicos e de reputação. Quando nos deixarem, iremos para lá. Tudo indica que o jogo de domingo contra a Real Sociedad será disputado no Estádio Olímpico Lluís Companys."

