João Mário: "Tento ser espontâneo e metódico. Divirto-me porque não há regime tático"
Declarações de João Mário ao BPlay
Corpo do artigo
Jogador espontâneo ou metódico? "Tento ser um pouco dos dois. Espontâneo e metódico. Com o conhecimento que vais tendo ao longo dos anos já consegues prever onde a bola vai cair, onde deves ocupar os espaços. É importante para mim com o passar dos anos ter maior conhecimento e experiência, acredito que tenho melhorado muito com o passar dos anos."
Passou por posições diferentes, como analisa este processo? "Tento nunca pensar que se jogo na posição X ou Y, tento pensar que tenho de ocupar espaços em determinados jogos. Fala-se muito em táticas e formações, mas para mim o mais importante é ter conhecimento do que o treiandor pede."
Que papel tem a família? "Bastante. O meu primeiro grande exemplo no futebol foi o meu mano mais velho, Wilson Eduardo. Crescemos juntos, aprendemos muito um com o outro. Foi realmente a primeira pessoa a ajudar-me em tudo no futebol. Temos família que gosta muito de futebol, que sempre viveu do futebol, para mim e para a minha família é tudo."
No Benfica parece divertir-se, porque é que acontece? Qual a importância do estilo de jogo? "Divertimo-nos bastante porque há grande liberdade, temos compromisso tático com o míster, mas dá-nos liberdade para pormos as nossas capacidades em prática, não há regime tático... Com o passar dos jogos vais crescendo cada vez mais. Esse é o nosso segredo."
Bateram grandes equipas no ano passado. Quais os pontos chave? O que há para fazer este ano? "Acreditar muito no que estávamos a fazer. Grandes equipas eram favoritas mas nunca acreditámos muito nisso porque no campo a história pode ser outra. Estivemos a grande nivel na Liga dos Campeões, não será fácil repetir, mas no grupo o objetivo será fazer ainda melhor."
Quais os seus passatempos? "Normalmente tenho uma vida bastante tranquila, a profissão assim o exige, passo muito tempo com a minha mulher e as minhas filhas. Gosto muito de ver séries e documentários, tento sempre aprender com documetários de outros atletas. O conhecimento de outras modalidades ajudou-me muito, tento sempre informar-me de algo que possa retirar para o futebol."
O que espera este ano da participação do Benfica e da forma como o Benfica vai encarar as provas? A Luz é uma fortaleza. Poquê e qual a importância dos adeptos? "Gostamos muito de jogar em casa, o nosso estádio tem força gritante, outras equipas também sentem isso, é muito difícil jogar no nosso estádio para qualquer adversário. Queremos fazer boa Liga dos Campeões, se possível ainda melhor que no ano passado, acredito que temos plantel capaz de conseguir isso."
Que música ouve? "Regaetton. O que mais ouço, música africana."
Qual o artista musical preferido para um dia de jogo? "Normalmente em dia de jogo tento ouvir música que me estimule, deixe contente e com bom 'mood'. Neste momento diria Ozuna."
17103390
17103423