Em 37 encontros frente aos principais rivais, FC Porto e Sporting, primeiro, agora Benfica, o técnico utilizou por 25 vezes jogadores que tinha afirmado estarem em dúvida ou indisponíveis
Corpo do artigo
Os famosos "mind games" que Jorge Jesus diz apreciar ganham relevo nos encontros contra os principais rivais, pois o atual técnico leonino, desde 2009, quando ingressou no Benfica, já fez "bluff" sobre a utilização de jogadores em mais de metade dos desafios, em 22 dos 37 clássicos disputados (59%).
Na estreia em clássicos, a 28 de novembro de 2009, no Estádio José Alvalade, Jesus utilizou Saviola durante 86" quando na véspera, perante os jornalistas, assegurara que o internacional argentino "praticamente não tinha treinado" e "não podia contar" com o atleta. A prática manteve-se nos 36 clássicos seguintes em função da importância dos mesmos ou do momento da época, como aconteceu na primeira receção ao FC Porto, em que o Benfica venceu por 1-0, a 20 de dezembro de 2009, no qual, "a priori" afastou Ramires do confronto. "Ramires e Aimar estão fora do clássico", disse dias antes. O internacional brasileiro tinha uma lesão no tornozelo direito, oportunamente noticiado por O JOGO, mas jogou em esforço durante 72".
A 9 de abril de 2012, na única derrota contra o Sporting nos seis anos em que esteve ao serviço do Benfica, Jorge Jesus tinha dado os principais centrais praticamente como indisponíveis para o embate de Alvalade, mas Luisão e Garay formaram dupla e Jardel sentou-se no banco de suplentes. "Se pelo menos um defesa-central recuperar, já é uma segurança", atirou, isto depois de ter sido eliminado nos quartos de final da Liga dos Campeões frente ao Chelsea, no qual recorreu ao médio-defensivo Javi García e ao lateral-esquerdo Emerson para formar a dupla de centrais em Stamford Bridge. Como técnico do Sporting, perante o Benfica, para a Taça de Portugal Jesus avisou: "Jefferson treinou, mas Bryan Ruiz e Slimani voltaram [das seleções] em condições duvidosas". Os três foram titulares e os dois últimos jogaram 120 minutos.