Presidente da Mesa da Assembleia Geral reagiu a insultos dirigidos a Sousa Cintra em declarações aos jornalistas em Alvalade
Corpo do artigo
Jaime Marta Soares confirmou a marcação de eleições no Sporting para 8 de setembro e lançou, desde já, um pedido aos candidatos. "Gostaria que os futuros candidatos, que apareçam muitos, que tenham o coletivo do Sporting acima de qualquer interesse pessoal. Pensar bem o que importa mais para o Sporting. Se é a proliferação de candidaturas ou um consenso. O que importa é o futuro e desejo estabilidade."
Falando sobre os novos estatutos, aprovados em fevereiro, mas que ainda não estão em vigor, o presidente da Mesa da Assembleia Geral remeteu responsabilidades para os órgãos executivos. "Estatutos quando forem registados vão definir nova regra para eleições do Sporting. Acaba o Conselho Leonino e tem de haver lista completa para os três órgãos sociais. Nós preparámos tudo que havia a preparar, depois tinha de ser a estrutura executiva a registar os estatutos. Já está pronta a ata há mais de mês e meio. A Mesa não tem funções executivas. Competia ao Conselho Diretivo ter feito esse registo. Os estatutos não estiveram escondidos."
Quanto a Bruno de Carvalho poder concorrer a eleições, Jaime Marta Soares remete o assunto para a Comissão de Fiscalização. "Se estiver dentro dos regulamentos, poderá candidatar-se. Se não estiver, terá de ser o que o regulamento define. Isso é a Comissão de Fiscalização que define. Eu não sei quais são as decisões. Tudo depende dos regulamentos que devem ser interpretados com todo o cuidado."
Marta Soares aproveitou depois para atacar Elsa Judas, que liderou a Comissão Transitória de Mesa da AG, nomeada para Bruno de Carvalho. A jurista lançou insultos a Sousa Cintra, presidente de SAD e membro da Comissão de Gestão, através do Facebook, e o presidente da Mesa não gostou. "Não se pode permitir que algumas pessoas, que demonstram ter conhecimentos, invadiram estruturas de Alvalade e fizeram parte de determinadas comissões para resolver problemas para as quais que não tinha competências, insultem pessoas que estão em funções. Pergunto se não se deviam calar as más consciências. Não estão a respeitar ou a dignificar o lugar de sócios do Sporting. Acham bem que possam ter estatuto de sócios, a insultarem? Só sou a favor da estabilidade e da paz dentro do Sporting. E que se cumpram os estatutos e as leis. Os que estiverem dentro desse espaço, muito bem, os que tiverem de cumprir penalizações estatutárias, então que se faça o que tem de se fazer. Elsa Judas é uma senhora muito mal educada, não demonstra valores nem principios. Não gosto de ver gente daquela no Sporting."