Passeios pela zona da Foz foram o arranque de um plano de recuperação no qual o guarda-redes deve ter mil cuidados com o ritmo cardíaco. Medicação receitada poderá prolongar-se por um ano.
Corpo do artigo
Caminhadas, passadeira, bicicleta estática ou até piscina figuram do programa de reabilitação individual recomendado para Casillas depois do enfarte agudo do miocárdio, sofrido há uma semana, durante um treino do FC Porto.
Guarda-redes regressou a casa com uma medicação que torna o sangue mais fino e interfere com a frequência cardíaca. Estão autorizados exercícios... sem ultrapassar limite
O espanhol de 37 anos só tem de preocupar-se com a intensidade com que efetua os exercícios, a fim de não ultrapassar a frequência cardíaca máxima determinada pelos médicos quando efetuou o teste de esforço. "Inicialmente não pode fazer exercícios violentos, até porque esteve parado durante cinco dias, mas pode começar a fazer de imediato.
https://www.instagram.com/p/BxLWOkoAqVo/
Do ponto de vista psicológico, até é benéfico vestir um fato de treino e ir para cima de uma bicicleta ou de uma passadeira. Ajuda a superar o que aconteceu", sustenta a O JOGO Ovídio Costa, cardiologista e antigo diretor do Centro de Medicina Desportiva do Porto.
O aconselhamento habitual para um indivíduo com um enfarte passa pela entrada para um "centro de reabilitação", onde, segundo o clínico ouvido pelo nosso jornal, poderá ser orientado para efetuar o programa na íntegra. Casillas não está obrigado a fazê-lo, uma vez que o FC Porto dispõe de todos os equipamentos necessários para a recuperação, mas terá de cumprir religiosamente uma medicação que, entre outras coisas, interfere com a frequência cardíaca.
"Do ponto de visto psicológico, até é benéfico vestir um fato de treino e ir para cima de uma bicicleta ou de uma passadeira. Ajuda a superar o que aconteceu"
"Terá necessidade de fazer medicação com aspirina e/ou um antiagregante das plaquetas, que evitará, por exemplo que estas adiram na zona do stent e voltem a obstruir a artéria", explica Ovídio Costa, alertando para os cuidados a ter durante o período de medicação. "Como se diz na gíria, é um tratamento que torna o sangue mais fino e, portanto, dependendo do tempo de tratamento, que pode ser de meses ou estender-se até um ano, pode ficar um pouco condicionado para a prática do futebol, tratando-se de um desporto de contacto e, no caso, de um guarda-redes", revelou o cardiologista.
Tendo em conta a rapidez de intervenção dos médios depois de ter sido detetado o problema, Ovídio Costa está convencido de que as lesões de Casillas terão sido mínimas. "Acredito que a área de necrose fica reduzida a uma área mínima do tecido", perspetiva o médico, vincando que o cateterismo a que Iker se submeteu "permite que o coração funcione normalmente, praticamente como antes do episódio".
"Tem de fazer medicação com aspirina e/ou um antiagregante das plaquetas, que evitará, por exemplo que estas voltem a obstruir a artéria"
"No caso de um indivíduo jovem, com uma lesão única resolvida com a colocação de um stent [mola ou rede que vai sustentar a área do vaso desobstruída], se as outras artérias estiverem boas, não haverá mais nenhum enfarte", justifica. Isso, contudo, não significa que possa voltar à competição. A decisão depende só do guarda-redes. "Se fosse há uns anos, nenhum médico o autorizava a regressar à competição. Mas hoje em dia, graças aos avanços da medicina, conseguem tratar-se estas situações de uma forma mais eficaz. Só depende dele", conclui.
https://www.instagram.com/p/BxICsFXFhdU/
Iker solidário com Hildebrand
Operado ontem à anca, Timo Hildebrand, guarda-redes que passou pelo Sporting em 2010/2011, recebeu apoio de Casillas. Em recuperação, após o problema cardíaco que o obrigou a ser hospitalizado, o guarda-redes do FC Porto desejou as rápidas melhoras ao antigo internacional alemão. "Vamos em frente. Mantém-te forte, amigo", escreveu o espanhol numa mensagem pessoal no Instagram à qual o alemão respondeu logo: "Obrigado amigo, que surpresa. Espero que também melhores o mais rápido possível. Um dia, visito-te no Porto."
10875479