Dragões estudam a possibilidade e será sempre Sérgio Conceição a decidir. Não há proposta por agora, mas o avançado está disposto até ao limite para voltar a ser feliz em casa. Já se despediu.
Corpo do artigo
A contratação de Hulk, já em janeiro, é uma hipótese que está sobre a mesa dos dragões. Na verdade, a disponibilidade e vontade do jogador regressar ao clube que lhe abriu as portas da Europa é conhecida há alguns meses pela SAD, agradada por fazer parte dos planos do avançado e disposta a oferecer-lhe um contrato na ordem dos 1,5 milhões de euros limpos por ano, a tocar no teto salarial em vigor no Dragão.
13042557
O valor é significativamente inferior ao que o brasileiro auferiu na primeira passagem pelo Dragão (perto de 2,5 milhões de euros, a julgar pelos relatos da altura) e completamente incomparável com a realidade chinesa, onde chegou a ganhar perto de 20 milhões de euros por ano e a figurar no 18º lugar entre os jogadores mais bem pagos do mundo. Com 34 anos, porém, a prioridade do "Incrível" é outra. O desejo é poder voltar a sentir-se em casa e isso aumenta as hipóteses do FC Porto, como também de alguns clubes brasileiros que se vão chegando à frente. Na Imprensa brasileira fala-se do Palmeiras e do Vasco da Gama...
Esta é uma situação idêntica à que Pepe viveu há dois anos. O Porto é a cidade de eleição do avançado, que manteve residência durante alguns anos e continua a passar pela Invicta sempre que possível, ora para férias, ora para tratar de outros assuntos. Aliás, poucas são as ligações da China ao Brasil sem fazer escala em Portugal. Nessas ocasiões, nunca deixou de aparecer e ser visto nas bancadas do Dragão, como que a certificar a ligação que mantém com os portistas. "Seria um sonho voltar", disse numa entrevista às plataformas de comunicação do FC Porto durante a interrupção ditada pela pandemia.
A possibilidade de um regresso ganha força agora que o jogador está apenas a um mês e meio de terminar contrato com o Shangai SIPG, da China, onde jogou nas últimas cinco épocas. Aliás, há três dias, Hulk partilhou uma mensagem de despedida dos adeptos chineses. É certo que ainda tem mais alguns jogos para disputar, mas todos eles no Catar, onde a equipa jogará a fase final da Liga dos Campeões asiática, num modelo em tudo semelhante ao que a UEFA usou para concluir na Champions 2019/20, numa final a oito realizada em Lisboa. Depois então vai concentrar-se na definição do seu futuro.
O FC Porto ainda é o clube onde disputou mais jogos. Marcou 78 golos, ganhou 12 troféus, incluindo 4 campeonatos e uma Liga Europa, em 2011, com André Villas-Boas
Após a tal mensagem, o jogador passou a ser assunto na Imprensa brasileira. O Globo Esporte garante que as únicas propostas que o jogador tem em mãos são, neste momento, de clubes europeus de segunda linha, nenhum a disputar a atual Liga dos Campeões, o que exclui automaticamente o FC Porto. Mas essa é uma condição que conta pouco, por agora. Os dragões já sabem da preferência de Hulk e este conhece o limite financeiro do clube em que brilhou entre 2008 e 2012. As partes vão aguardar pelo próximo mês e tomar decisões mais em cima da reabertura do mercado, sendo garantido que a determinação final em relação ao avanço formal dos azuis e brancos partirá de Sérgio Conceição.
O "Incrível" está disposto a esperar pelo "timing" ideal. Não é que a possibilidade de voltar dependa exclusivamente disso, mas há o contexto desportivo, o apuramento ou não para a próxima fase da Liga dos Campeões, a situação do plantel no momento e até as outras possibilidades que o mercado exibir. No futebol, há uma série de variáveis que mudam muito rapidamente e ninguém se quer precipitar na decisão. Até porque não há risco de Hulk fugir para um concorrente direto. O Benfica, por exemplo, fez uma abordagem prévia há alguns meses, mas o atacante rejeitou de imediato.
Na época que ainda corre, o internacional brasileiro leva sete golos em 18 partidas. Nas duas últimas fez 17 golos em cada uma. Ao todo, no Shangai, onde foi campeão com Vítor Pereira em 2018, marcou 75 golos em 139 jogos, média até superior ao que fez no FC Porto.
13040604