Sérgio Conceição tenta a terceira final da Taça pelo FC Porto, tantas como Jesualdo Ferreira. Só Pedroto chegou a mais.
Corpo do artigo
É no sábado, às 14h30, no Barreiro, com o Fabril, que Sérgio Conceição começará a procurar a terceira final da Taça de Portugal da carreira pelo FC Porto, que lhe daria entrada num lote bastante restrito de treinadores que o conseguiram nas 80 edições da prova disputadas pelo clube.
13043979
Conceição não só igualaria o número de finais alcançadas por Jesualdo Ferreira, como o faria em três épocas consecutivas, tal como o "Professor" - o único a lográ-lo -, ficando apenas com José Maria Pedroto pela frente. Para chegar ao "Mestre", porém, precisaria primeiro de renovar com os dragões o contrato que expira no fim desta temporada.
Depois de, na primeira época no Dragão, ter sido eliminado nas meias-finais da Taça de Portugal e de na segunda ter saído do Jamor em lágrimas, a conquista de 2019/20 faz Sérgio Conceição voltar a colocar a fasquia no patamar mais alto possível em 2020/21. E não é para menos. Afinal, o treinador, que foi o 14.º em 127 anos de vida do FC Porto a erguer o troféu, está perante uma hipótese soberana de entrar definitivamente para a galeria dos notáveis do clube, quando não se sabe o que sucederá depois desta temporada. Apesar de um total de seis técnicos terem atingido mais do que uma final da prova-rainha do futebol português pelos azuis e brancos, apenas três a venceram por duas vezes: Pedroto, Jesualdo e... Fernando Santos. Conceição poderá ser o quarto, deixando para trás Artur Jorge e José Mourinho, que marcaram um período da história dos dragões pelas conquistas europeias que lograram.
O treinador foi o 14.º da história do FC Porto a erguer o troféu e está perante uma hipótese soberana de entrar para a galeria dos notáveis, já que só três arrecadaram a Taça por mais do que uma vez
Ainda que apenas a última campanha tenha terminado com Sérgio Conceição a subir ao palanque para erguer a Taça de Portugal, a verdade é que o treinador não perdeu qualquer jogo nos 90 minutos nas últimas duas edições da prova. O pior que logrou foram três empates: dois nas meias-finais, disputadas a duas mãos, com o Braga (2018/19) e o Académico de Viseu (2019/20), o outro na final de 2018/19, com o Sporting, que acabaria por ser mais feliz no desempate por grandes penalidades. O último desaire foi precisamente com os leões, também nas "meias", em Alvalade, resultado que levaria a eliminatória para penáltis e que... ditaria o afastamento dos portistas. Por via das dúvidas, o melhor é Conceição não deixar o jogo com o Fabril chegar a tanto, se quiser imitar o "Professor" e o "Mestre".
Com Jesus na mira
Na contagem global de treinadores com mais presenças na final da Taça de Portugal, Conceição pode chegar às quatro e, dessa forma, igualar Mário Lino, János Biri e... Jorge Jesus. O treinador de 46 anos, recorde-se, esteve no Jamor uma vez antes de chegar ao FC Porto, em 2014/15, pelo Braga, perdendo com o Sporting, nos penáltis. Pedroto (oito), Fernando Vaz e Otto Glória (seis) são os técnicos com mais finais. Se a final for um FC Porto-Benfica, então Jesus fica com cinco e Conceição com quatro.