Dragões têm, de longe, o maior défice entre benefício e prejuízo. Benfica é o principal favorecido. O jogo de Moreira de Cónegos resultou na exclusão do juiz desta jornada
Corpo do artigo
O FC Porto é, entre os três primeiros classificados da Liga NOS, o que tem o pior rácio entre benefício e prejuízo nas arbitragens de Hugo Miguel das últimas quatro épocas, período em que passou a ser utilizado o videoárbitro (VAR).
13628927
Depois das críticas efetuadas pelos dragões ao desempenho do juiz da AF Lisboa com o Moreirense, O JOGO fez o levantamento das análises do Tribunal às decisões do juiz nos desafios dos três grandes desde 2017/18, quer no campo quer no VAR, e a conclusão é cristalina. Contando os lances que recolheram unanimidade por parte de Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo, os portistas tiveram uma decisão a favor e oito contra (-7), o Sporting 8 favoráveis e 12 adversas (-4) e o Benfica teve 19 em seu benefício e 4 em seu prejuízo (+15). O quadro ao lado descreve todos esses lances. Estão sublinhados a amarelo aqueles que mais polémica criaram e/ou mais decisivos foram no decorrer do jogo.
Tribunal de O JOGO sustenta críticas de Pinto da Costa e Conceição ao árbitro da AF Lisboa
Acusado por Conceição de ter "roubado dois campeonatos" ao FC Porto, ainda que o atual esteja por concluir, Hugo Miguel esteve, efetivamente, ligado a várias decisões incorretas em 2018/19 e 2020/21. Na primeira época, foi o árbitro do célebre Rio Ave-Benfica, no qual os especialistas de arbitragem consideraram que as águias venceram com um golo irregular e um penálti por assinalar a favor dos vila-condenses. Foi nessa temporada, contudo, que surgiu o único lance favorável aos dragões: uma grande penalidade cometida por Brahimi num triunfo (1-0) frente ao Boavista foi ignorada. Em 20/21, o foco dos portistas está em Moreira de Cónegos, onde os antigos árbitros detetaram dois penáltis por assinalar.
Árbitro fica sem jogos para dirigir na Liga NOS
O mau desempenho neste jogo, de resto, resultou na exclusão de Hugo Miguel da jornada deste fim de semana da Liga NOS. O juiz não foi, sequer, nomeado para desempenhar as funções de VAR e, até ao momento, também não foi selecionado para qualquer encontro da Liga SABSEG, quando sobram apenas dois por atribuir.