Intervenção cirúrgica decorreu em Lisboa e afastou o avançado de um estágio da seleção da Suécia
Corpo do artigo
Gyokeres fez uma cirurgia programada para debelar as queixas que vinha apresentando há já algum tempo no joelho esquerdo. O problema não era impeditivo que terminasse a temporada e o clube concertou com o jogador que a operação, realizada na terça-feira em Lisboa, só acontecesse após a realização do último jogo, domingo passado com a final da Taça de Portugal.
O avançado sueco, melhor marcador do campeonato e dos leões na temporada 2023/24 vai iniciar imediatamente um período de reabilitação que dificilmente lhe permitirá estar apto nos primeiros dias da pré-época, ainda sem data marcada mas provavelmente no início de julho. O primeiro jogo oficial, a Supertaça frente ao FC Porto, já está marcada para o dia 3 de agosto, em Aveiro, e dependendo da evolução do jogador é possível que Gyokeres já se encontre disponível nessa altura.
Recorde-se que em dezembro de 2023, O JOGO, explicara que Viktor Gyokeres vinha apresentando queixas na perna esquerda, usando fitas kinesio para acomodar a região à volta do joelho.
O protocolo, muito usado por atletas, dá algum conforto, aquecendo a zona afetada, de modo a aumentar a mobilidade em competição sem dores.
No caso de Gyokeres, a equipa médica identificara aquando da contratação do jogador, por 20 milhões de euros, que o sueco tinha essa limitação na ligação muscular ao joelho canhoto e que, por vezes, poderia ser necessário algum resguardo. No entanto, considerou-se que a sua potência muscular garantia a estabilidade dessa mesma região e que não era um problema que motivasse um veto clínico à contratação.
Recorde-se que esta tarde/noite, A Federação Sueca de Futebol anunciou, através dos seus canais de comunicação, que o avançado do Sporting Viktor Gyokeres, assim como o lateral Linus Wahlqvist, do Pogoń Szczecin, já não iriam aos trabalhos da equipa nacional devido a lesões.
“Antes do início do estágio, ficou claro que tanto Gyokeres como Wahlqvist terão de ser dispensados devidos a lesões sofridas no final da época ao serviço dos respetivos clubes”, lia-se na nota publicada pela federação do país escandinavo.
A Suécia, que não se qualificou para a fase final do Euro'2024, inicia este domingo um estágio tendo em vista os dois jogos de preparação que vai realizar nos dias 5 e 9 de junho, frente à Dinamarca e Sérvia, respetivamente. Este último duelo irá ainda servir de homenagem a Zlatan Ibrahimovic, uma das maiores figuras do futebol sueco de todos os tempos.