
Gorby é uma das figuras do atual plantel do Braga
AFP
Médio francês de 23 anos é o jogador com mais jogos no plantel. Só por cinco vezes não foi titular e é o quarto com mais minutos
Leia também Mourinho e as palavras de Varandas... com Lewis Hamilton como exemplo
Aos 23 anos, Gorby tem estado em destaque no Braga. O médio é o jogador com mais jogos no plantel arsenalista, somando 30 dos 31 efetuados pelos bracarenses esta temporada, sendo que falhou apenas a receção ao Lincoln Red Imps (5-1), para a qualificação para a Liga Europa, numa partida em que Carlos Vicens rodou a equipa face à larga vantagem no agregado (4-0).
Após ter chegado à formação bracarense em 2019, proveniente do Nantes, o francês estreou-se na equipa principal em 2021, na altura com 19 anos, frente ao Moitense, para a Taça de Portugal, e nessa época jogou ainda num encontro decisivo dos quartos de final da Liga Europa, no qual entrou no prolongamento com o Rangers, numa eliminatória em que os minhotos acabaram por perder. Dois anos depois, seguiu-se um empréstimo ao Paços de Ferreira, onde realizou 36 jogos, com dois remates certeiros e uma assistência, números que indicam a melhor temporada no que toca às contribuições para golo, mas que foram já igualados em 2025/26.
No regresso ao Minho, o jovem afirmou-se, então, nos guerreiros e caminha já para a centena de jogos a envergar a camisola bracarense (leva 91). Para além disso, o jogador que tem dupla nacionalidade (francesa e haitiana) é o quarto com mais minutos na equipa, com 2137, ficando apenas atrás de Víctor Gómez (2152"), Lagerbielke (2266") e Hornicek (2460"). Apenas por cinco vezes não foi titular (Feyenoord, Nacional, Sporting, Santa Clara e Caldas), pelo que a sua influência no miolo é evidente, não fosse ele o meio-campista com mais minutos, com uma diferença de mais de 300 para o segundo mais utilizado na posição (João Moutinho).
Na temporada passada, Gorby fez 39 jogos, um máximo de carreira, faltando apenas dez para superar esse recorde, numa época que já está a ser histórica em vários aspetos.O médio renovou contrato com o Braga há pouco mais de um ano, prolongando a sua ligação ao clube até 2028.

