Com a folha em branco frente ao Varzim, o camisola 88 superou o anterior registo negativo de 289" sem faturar em 2022/23. Último golo do jogador foi ao Moreirense, na Taça da Liga.
Corpo do artigo
Melhor marcador do Benfica em 2022/23, Gonçalo Ramos procura afinar a pontaria para o dérbi deste domingo.
Com 15 golos já apontados, o camisola 88 vive, contudo, o seu maior período de seca da época.
Sem faturar há 292 minutos, desde os 43" do encontro com o Moreirense, o ponta-de-lança encarnado vai na maior sequência da temporada longe dos golos, tendo superado diante do Varzim os 289" em que não conseguira marcar entre os jogos com Rio Ave e Chaves - com PSG, FC Porto e Juventus pelo meio - em outubro.
Aposta clara de Roger Schmidt para referência do ataque desde o início da época, levando mesmo a SAD a travar a sua saída, o camisola 88 tem respondido com golos à confiança do técnico alemão. Começou com um hat-trick diante do Midtjylland, logo na primeira partida da época, faturando em mais nove ocasiões, seis delas para o campeonato. Curiosamente, o atual período longe dos festejos individuais inclui também o maior jejum do internacional português no que diz respeito a partidas apenas da Liga Bwin, já que ficou pela primeira vez, e olhando à ordem cronológica com que estes foram disputados, dois jogos seguidos sem anotar, face ao registo em branco ante Braga e Portimonense.
Tendo feito nove golos na competição, Gonçalo Ramos é ainda o melhor marcador da Liga, mas dividindo agora esse estatuto com Taremi, do FC Porto, que apesar de ter ficado a zeros com o Casa Pia fez um hat-trick na jornada anterior com o Arouca (5-1 para os dragões). E o bracarense Ricardo Horta aproxima-se já, com oito.
Frente ao Sporting, que já defrontou por três vezes, uma como titular, e ainda sem golos - falta marcar na primeira equipa, pois alinhou pelos juniores e sub-23, com direito a festejos -, o ponta-de-lança aponta ao reencontro com os golos, ele que viu terminar na receção ao Portimonense, na jornada anterior, uma série de quatro jogos consecutivos em casa a marcar, pois tinha colocado a bola no fundo da baliza de Marítimo, Rio Ave, Chaves e Gil Vicente.
Principais adversários ainda incólumes
Com 15 golos na presente temporada, a referência do ataque encarnado enfrenta com o Sporting um desafio extra. Isto porque em 2022/23 está ainda em branco diante dos adversários historicamente de maior nomeada. No campeonato, FC Porto, Braga e Vitória de Guimarães, que jogaram sempre em casa, sobreviveram à capacidade de tiro do ponta-de-lança, enquanto na Liga dos Campeões o camisola 88 ficou também em branco diante de Paris Saint-Germain e Juventus. Depois de ter marcado a Midtjylland e Dínamo Kiev nas eliminatórias de acesso à competição milionária evitou uma fase de grupos da Champions sem golos ao marcar na última jornada, com um golo na deslocação a Israel, abrindo a contagem no 6-1 ao Maccabi Haifa.