Declarações proferidas após o clássico frente ao FC Porto, a 17 de outubro de 2020
Corpo do artigo
Frederico Varandas, presidente do Sporting, foi suspenso por 45 dias pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na sequência das declarações proferidas após o clássico frente ao FC Porto, a 17 de outubro de 2020, referente à 4.ª jornada da I Liga.
Então, o responsável máximo dos leões insurgiu-se contra o árbitro Luís Godinho devido a um lance na área do FC Porto, em que foi revertida uma grande penalidade por alegada falta cometida por Zaidu sobre Pedro Gonçalves. A mesma foi analisada pelo VAR, tendo o jogo terminado com um empate a duas bolas. Diga-se que além do castigo, o dirigente terá de pagar ainda uma multa de 7 650 euros.
Após o encontro no Estádio José Alvalade, Frederico Varandas, recorde-se, considerou que o "Sporting tinha perdido dois pontos" e disparou: "O Sporting está triste porque perdeu dois pontos e acho que o futebol português também está triste porque teima em não mudar. Já vi o lance várias vezes, e só faço uma pergunta: este mesmo lance, este possível penálti, sabem quando é que era revertido no Estádio do Dragão ou na Luz? Nunca, nunca! O árbitro vê empurrão nas costas, assinala penálti, depois o VAR analisa se há intensidade, se é dentro ou fora da área. É o costume... o VAR deve analisar num erro clamoroso. Para mim é penálti, é. O jogador leva um encosto no ar, para mim é penálti. Foi marcado, em Alvalade, é revertido. Mas também vi em Tondela o Doumbia ser pisado, o árbitro bem a mostrar o vermelho, o VAR chamou e reverteu em amarelo. Também vi um penálti claríssimo em Moreira de Cónegos que o mesmo VAR de hoje [no referido encontro a 17 de outubro] não viu. O VAR chamou o árbitro, viu mas o árbitro continuou a achar que não era penálti."