Frederico Varandas: "Hugo Viana? Também é muito mérito de como o Sporting é visto lá fora
Frederico Varandas reconhece, em entrevista à RTP3, a importância do diretor desportivo, Hugo Viana, e de Rúben Amorim no sucesso do clube e espera que, no futuro, o dirigente seja igualmente bem sucedido no Manchester City
Corpo do artigo
E terá mais força o Frederico Varandas a segurar Rubén Amorim ou o Hugo Viana a convencê-lo a ir para o City? Isto não será um triângulo amoroso, mas será um triângulo que foi importante para o sucesso recente do Sporting, não é?
"Foi um triângulo fundamental para o crescimento e para o retomar do verdadeiro Sporting, isto é história, ficará para sempre, Rubén Amorim e Hugo Viana foram fundamentais neste arranque. Obviamente o Hugo Viana é o assunto do momento, o Hugo Viana, obviamente, e aqui do ponto de vista pessoal, merece tudo, não só do ponto de vista profissional. Vai, provavelmente, para um dos clubes mais poderosos do mundo, a par do Real Madrid. Algo que nunca aconteceu em Portugal, um dirigente português ir para o patamar máximo dos máximos. Isso é mérito dele, mas também é muito mérito de como o Sporting é visto lá fora. E muitas vezes cá em Portugal há muita trica, aquela telenovela, mas lá fora os clubes bem organizados, os clubes vencedores, olham e vêem um clube que se reinventou, vêem um clube que dá lucro financeiro e vêem um clube que ganha títulos e que valoriza seus ativos. Por isso, obviamente, este é o patamar de excelência com que o Sporting é visto lá fora. E para nós, Sporting, é muito importante que o Hugo Viana tenha sucesso no Manchester City, muito importante, porque é isso que nós queremos, ser vistos lá fora desta maneira."
A resposta foi interessante, mas não respondeu à minha pergunta. O Rúben Amorim será mais facilmente convencido por si a continuar ou mais facilmente convencido pelo Hugo Viana a voar para o norte da Inglaterra?
"Hoje temos uma relação de amizade, os três. Hoje é um facto que Rúben Amorim tem contrato com o Sporting até 2026 e hoje é um facto que o Hugo Viana, para o ano, será o diretor desportivo do Manchester City. Amizades, amizades, clubes à parte. O caminho segue e para mim isso não é um assunto. Eu vivo do que eu controlo e do presente e do futuro."
O que vê para o futuro? E por isso tem um plano B, já para uma eventual saída do Rúben Amorim, como teve um plano B para a organização da direção desportiva do Sporting?
"Hoje, dá-me um certo gosto pessoal ver muita gente a alertar, de uma forma até certa dramática, para a saída do Hugo Viana, etc. Gosto de relembrar que essas pessoas há seis anos criticavam o Hugo Viana, porque não sabia fazer planeamentos, não sabia organizar o plantel, etc. Fico muito reconhecido, até pelo Hugo, essas pessoas hoje, sem o dizerem publicamente, é uma certa confissão que estavam enganadas. O que eu lhe posso garantir, e o Hugo Viana naquela altura tinha trabalhado poucas semanas como diretor desportivo do Belenenses, é que nós acreditámos no Hugo Viana e eu sabia o potencial que ele tinha. Da mesma forma que as pessoas que o vão substituir, eu tenho a certeza que daqui a quatro, cinco anos está a vir um City da vida a querer contratá-los. Isso eu também não tenho qualquer dúvida".