Fundo de infraestruturas deste ano e do próximo passa a poder ser utilizado em despesas correntes. Federação paga já verba de 2020/21
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol vai disponibilizar um milhão de euros aos clubes da II Liga, que viram anteontem cancelado o remanescente do campeonato 2019/2020. A ajuda deve ser suficiente para sanar as questões financeiras do segundo escalão para a presente época, atendendo a que só o retorno da competição, nos mesmos moldes da I Liga, custaria mais de meio milhão de euros em testes ao novo coronavírus.
Em aberto fica a possibilidade de, pelo menos, alguns clubes acederem ainda ao regime de lay-off simplificado para os jogadores e funcionários
A verba sai do fundo de infraestruturas com que, todos os anos, a FPF financia os clubes da II Liga sob a condição rigorosa de só poder ser despendida na construção ou melhoramento dos estádios, balneários, relvados, etc. Dadas as condições excecionais, é agora legalmente possível libertar o dinheiro para despesas correntes, como salários.
No total, são 500 mil euros anuais, mas a Federação adiantará já o pagamento do próximo ano, sob as mesmas condições. Esta medida será comunicada aos clubes na reunião desta sexta-feira, sendo provável que também a Liga acrescente às ajudas verba do seu próprio fundo de solidariedade.
Em aberto fica a possibilidade de, pelo menos, alguns clubes acederem ainda ao regime de lay-off simplificado para os jogadores e funcionários, desde que, apesar do auxílio da FPF e da Liga, apresentem perdas de receita superiores a 40%.