Fonte da Federação mostrou disponibilidade em experimentar a tecnologia já na presente temporada, em qualquer uma das provas nacionais.
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) enviou na sexta-feira uma carta à FIFA para manifestar disponibilidade em realizar testes à introdução do vídeo no apoio aos árbitros em qualquer das competições nacionais, mostrando-se disponível para fazê-lo já esta época.
Fonte oficial da FPF esclareceu à agência Lusa que na missiva enviada ao organismo foram colocadas uma série de questões sobre os procedimentos a tomar e mais detalhes sobre a amplitude dos testes, bem como fornecedores e equipamentos tecnológicos.
Os presidentes da Liga, Pedro Proença, e do Conselho de Arbitragem da FPF, Vítor Pereira, ambos antigos árbitros, também já se manifestaram a favor dos testes à introdução do vídeo.
Nos testes experimentais, os árbitros poderão recorrer ao auxílio da tecnologia vídeo para decidir sobre casos que envolvam golos, expulsões e grandes penalidades. Para além disso, o sistema poderá também alertar os juízes para irregularidades que não tenham detetado. Porém, as equipas não poderão pedir a intervenção do sistema, à semelhança do que acontece em outras modalidades, como o ténis.
Na quinta-feira, o International Board (IFAB), que regulamenta as regras no futebol, recomendou na ensaios preliminares sobre a introdução de tecnologia vídeo como apoio ao trabalho dos árbitros, decisão que poderá ser ratificada formalmente na próxima reunião da organização, que será realizada entre 4 e 6 de março, em Cardiff.