Portistas têm o internacional sub-21 referenciado há largas semanas e já estudam a melhor forma de convencer o Moreirense a vender. Mensagem de fim de temporada soou a despedida
Corpo do artigo
O FC Porto começa aos poucos a tentar passar à prática o plano idealizado para a construção do próximo plantel e Filipe Soares aparece entre os alvos mais atrativos da Liga NOS.
De acordo com informações recolhidas por O JOGO, o médio do Moreirense está referenciado há largas semanas pela SAD portista, que vê nele uma opção de qualidade para reforçar um sector carente de opções.
Os dragões já o entendiam na última temporada e, apesar de terem Bruno Costa e Stephen Eustáquio bem encaminhados, é possível que venham a perder vários elementos. Grujic já regressou ao Liverpool, Loum e Baró poderão sair para jogar com regularidade e Sérgio Oliveira está bem cotado junto de alguns clubes das principais ligas da Europa, seduzidos pelo rendimento apresentado pelo internacional português nesta época.
Produto das escolas do Benfica, que o deixou sair para o Estoril em 2018/19, Filipe Soares chegou no início de 2019/20 ao Moreirense. Os cónegos investiram 1,5 milhões de euros para o contratar, tendo 750 mil euros sido entregues aos estorilistas, que detinham metade dos direitos económicos do médio, e os outros 750 mil abatidos ao valor (5,25M€) da transferência de Chiquinho para os encarnados, detentores da outra metade. Ao longo de duas temporadas, Filipe assumiu-se como um indiscutível da equipa axadrezada, realizando um total de 67 jogos, apontando seis golos e despertando a atenção de Rui Jorge, que o chamou para a primeira fase do Europeu de Sub-21.
A evolução registada aguçou o desejo do FC Porto, mas também do Benfica e do Eintracht Frankfurt, pelo que Filipe Soares entrou de férias com a esperança de poder dar o salto. Aliás, a mensagem que deixou no Instagram soou a despedida. "E assim se fecha mais uma época desportiva .Igualámos a mesma posição e o mesmo número de pontos que a época transata e portanto foi mais uma época de sucesso do Moreirense. Acabou um capítulo em que tive a oportunidade de jogar com o meu irmão [Alex Soares], o meu maior sonho no futebol desde que me lembro de pensar sobre o que queria fazer alguma vez neste desporto. Tu és um craque, eu vi com os meus próprios olhos dia após dia , só tu para conseguires suportar tanta coisa. Obrigado por estes dois anos, foste e és o meu suporte", publicou o médio de 22 anos.