FIFA quer castigar jogadores que tapam a boca e Prestianni arrisca "suspensão severa"

Prestianni alega que não insultou Vinícius de forma racista
AFP
Informação revelada por Mikael Silvestre, membro da comissão de jogadores da FIFA
A FIFA vai analisar as imagens e os testemunhos sobre o alegado caso de racismo de Prestianni para com Vinícius Jr. no jogo entre Benfica e Real Madrid de terça-feira, que está a ter dimensão mundial, e quer tomar medidas para acabar com os casos em que os jogadores tapam a boca para insultar. Quanto a Prestianni, se o veredicto for 'culpado', arrisca uma "suspensão severa", garante Mikael Silvestre, membro da comissão de jogadores da FIFA.
Leia também Especialistas espanhóis dão razão às queixas do Benfica
"O caso está 'on fire' ontem e hoje. Estamos a tentar sancionar os jogadores que cobrem a boca... Uma coisa é falar com os teus colegas sobre táticas ou numa conversa casual, mas claramente houve ódio entre os jogadores, sobretudo de um para o outro. Talvez tenhamos de sancionar este comportamento, se metes a mão ou se cobres com a camisola como neste caso. Temos de falar também co os árbitros sobre o que eles podem fazer. É um trabalho em andamento. Deveria ter havido também um anúncio no estádio, nos ecrãs, e creio que não foi o caso. O árbitro devia ter podido falar claramente sobre o que se estava a passar e os adeptos deviam ter ficado a par da situação", afirmou, em entrevista à Sky Sports.
O antigo futebolista do Manchester United falou ainda da investigação em curso e da possibilidade de um castigo pesado caso o argentino seja dado como culpado: "Há testemunhas que podem dizer o que ele disse, há testemunhos. É difícil para o árbitro ter provas e a investigação ser rápida. Mas o jogo da segunda volta é em sete dias, se se provar que é verdade, o jogador não deveria poder jogar, devia ter uma suspensão severa e ir para um programa educativo, porque esse tipo de comportamento não é aceitável."
Mikael Silvestre, who sits on the FIFA Players' Voice Panel discusses whether there could be sanctions on players that cover their mouth in attempt to hide abusive comments. pic.twitter.com/knksiQJZyt
- Sky Sports News (@SkySportsNews) February 18, 2026

