A UEFA decidiu esta terça-feira adiar o Euro' 2020, devido à pandemia do Covid-19, com o voto favorável do presidente da Federação Portuguesa de Futebol
Corpo do artigo
Fernando Gomes apoiou a decisão da UEFA em adiar o Euro'2020 para o próximo ano, anunciou o organismo nacional na página oficial. A prova terá lugar, então, entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2021 nas mesmas 12 cidades europeias que iam acolher a competição este ano. A UEFA assegurou que o dinheiro dos bilhetes já adquiridos será reembolsado integralmente no caso de os compradores não poderem marcar presença na competição.
O Euro'2020 tinha início marcado para 12 de junho e final para 12 de julho.
Lê.se aidna na nota de imprensa que o adiamento da competição vai igualmente permitir a todos os países ajustarem os calendários das competições nacionais que estão presentemente interrompidos devido ao impacto da pandemia global. Foi eleito um comité com todas as partes representadas para tomar essas decisões.
A UEFA anunciou ainda que comunicará atempadamente quaisquer outros adiamentos que possam vir a ser decididos nas suas competições masculinas e femininas.
As competições de clubes e jogos de equipas, masculinos e femininos, incluindo amigáveis, foram suspensos até melhor avaliação. Os jogos do play-off do Euro' 2020 e os jogos internacionais amigáveis que estavam marcados para o fim de março serão, salvo novas decisões em contrário, jogados na janela internacional do início do mês de junho.
A CONMEMBOL também anunciou esta terça-feira o adiamento da Copa América para 2021. A prova sul americana também será jogada entre os dias 11 de junho e 11 de julho.