Para Custódio, o líder do campeonato turco já "assimilou os princípios de jogo de Vítor Pereira" e agora está melhor do que no passado. Seja como for, acredita no Braga e numa eliminatória equilibrada
Corpo do artigo
Apurou o Braga para a final da Liga Europa de 2011, com o inesquecível golo de cabeça ao Benfica, e no domingo defrontou o Fenerbahçe para o campeonato turco. Ninguém melhor do que Custódio para lançar esta eliminatória. "O Fenerbahçe é uma equipa em crescendo. Assimilou os princípios de jogo do Vítor Pereira e tem feito um bom campeonato. Está na luta pelo título [é líder com mais dois pontos e um jogo do que o Besiktas], tem feito uma boa Liga Europa, possui jogadores de grande valor e, mais do que isso, é uma equipa mais forte do que era há uns tempos", avisa o médio do Akhisar, sétimo classificado do campeonato turco.
A O JOGO, Custódio fez a descrição do Fenerbahçe. "É uma equipa que joga muito em posse, bem organizada. Joga bastante pelos flancos, apoiando o jogo no avançado e no aparecimento dos médios para explorar a velocidade dos extremos. Não vai ser fácil. O Braga também é uma equipa muito boa, tem jogado bonito, está em várias frentes e não é por acaso. Vai ser um encontro fantástico entre duas equipas que valorizam muito a posse de bola", antevê, apontando o aspecto que o Braga pode explorar. "Falando principalmente do campeonato turco, o Fenerbahçe é uma equipa que se balanceia muito no ataque e essas equipas podem tornar-se mais vulneráveis. Se o Braga, como tem feito, apoiar o seu futebol no jogo entre linhas e nas saídas rápidas, pode aproveitar sobretudo fora", analisa o internacional português, destacando alguns nomes na equipa treinada por Vítor Pereira. "Gosto de todos os portugueses e também aprecio muito o Fernandão, o Topal, o Diego e o Volkan Sen. São jogadores de grande nível", salienta o médio, de 32 anos.
Abordar um jogo na Turquia sem uma referência ao ambiente é impossível. O Estádio Sukru Saracoglu não foge à regra. "Conhecendo como conheço o estádio deles, é uma das coisas que podem pesar muito. O ambiente é realmente fantástico. São fãs dedicados, puxam pela equipa a todo momento. Mas o Braga tem jogadores com experiência e pode contrariar. O Braga tem traquejo nesses ambientes e penso que não será por aí", diz o médio, que jogou nas vitórias dos minhotos nos terrenos do Besiktas (2011/12) e do Galatasaray (2012/13). Em suma, Custódio antevê uma "eliminatória de 50/50", esperando que este "Braga fantástico, de futebol positivo, faça um grande resultado".
LER TODO O NOTICIÁRIO SOBRE O FENERBAHÇE-BRAGA NA EDIÇÃO E-PAPER