Felipe, antigo central brasileiro, jogou no FC Porto e no Nottingham Forest. Espera um grande jogo esta quinta-feira para a Liga Europa. Declarações reproduzidas pelo clube azul e branco
Corpo do artigo
Leia também Ex-jogador do Espanhol julgado por alegada violação na festa da subida
Esteve na apresentação frente ao Atlético: "Era um jogo de pré-temporada e os jogadores, nessa fase da época, sentem muito o cansaço, eu passei por isso e sei como funciona. Ainda assim, achei que o FC Porto fez um jogo bastante dinâmico, os jogadores entendem-se bem apesar de haver muitas caras novas. Foi um jogo muito bom. O Atlético de Madrid é uma equipa muito sólida defensivamente, mas o FC Porto conseguiu explorar muito bem a posse de bola. Notou-se que havia muito espaço para evoluir até ao final do ano, tenho a certeza de que é isso que vai acontecer."
Carinho dos adeptos: "É muito bom receber o carinho dos adeptos. É sinal de que construí uma história fantástica. Nos três anos em que representei o FC Porto, queria ganhar muito mais troféus, mas foram anos mesmo muito positivos para mim. Foi o meu primeiro clube na Europa, dei um grande passo na carreira e na minha vida ao mudar-me para o Porto. Receber agora este carinho é o reconhecer do bom trabalho que fiz, é especial. Tenho o FC Porto e os portistas no coração porque, como disse, foi a minha primeira experiência europeia, permitiu-me ir à seleção e concretizar muitos sonhos. O clube é gigantesco e fui um sortudo por o poder representar. "
Vitória do FC Porto em Salzburgo: "Foi um jogo super difícil como todos os da Liga Europa, mas o William Gomes foi muito feliz com aquela 'chapada' e deu a vitória, mostrando assim a grandeza e o que é ser Porto. Aquela confusão geral nos festejos foi muito bonita. Foi uma grande vitória. "
Calendário apertado: "Jogar de três em três dias é muito complicado. O corpo está em stress constante, precisa quase de dois dias de recuperação e ao terceiro ainda está um pouco..., mas os atletas têm de ser inteligentes na parte mental e na alimentação. Descansar em casa, hidratarem-se bastante, fazerem a própria gestão do esforço, porque é muito complicado. O corpo não recupera de um jogo para o outro, por isso é que existe a questão da rotação muitas vezes feita pelos treinadores, isso também ajuda. No fundo, há que agir com inteligência, usar os recursos que o Clube dispõe, fazer a recuperação necessária e hidratar-se bem, tudo isso são mais-valias. "
FC Porto nas provas europeias: "O FC Porto tem essa caraterística de ser uma equipa forte nas competições internacionais. Eu nunca joguei Liga Europa, só Liga dos Campeões, mas é algo que está intrínseco no clube, independentemente dos plantéis. O FC Porto já ganhou a Liga dos Campeões, é uma equipa leve e intensa, os adeptos e mesmo quem trabalha connosco diariamente transmitem essa paixão que temos de demonstrar dentro de campo. É algo muito interessante, porque, quando cheguei, percebi que a intensidade corresponde à fama que o clube tem. Está mais do que provado que o FC Porto é uma equipa muito forte, tem sempre jogadores leves com grande qualidade individual e adeptos muito apaixonados."
Nottingham Forest: "O Nottingham Forest tem crescido de forma constante nos últimos anos. Estive por dentro desse processo e é muito bom ver essa evolução. A cada mês, o clube atualiza-se. Tem feito bastantes contratações e alterações internas também. É uma equipa forte, robusta, porque na Premier League não se pode cair por qualquer toque. Os jogadores ficam mais de pé. Este ano vejo um Nottingham forte, que ainda se está a solidificar porque saíram algumas peças importantes, mas espero um grande jogo."
Estádio cheio: "O City Ground é um estádio com uma atmosfera mesmo muito forte. Muita gente, até amigos que fui conhecendo na Premier League, diziam que é muito difícil jogar lá porque os adeptos são apaixonados e apoiam o clube. O estádio, por as bancadas terem uma cobertura, causa um impacto ainda maior. Vai estar casa cheia, de certeza, porque os adeptos são muito fanáticos. Ao extremo mesmo. Dá para ver que eles amam o Nottingham Forest e querem a evolução do clube. É sempre um estádio difícil para se jogar."

