Sérgio Conceição só perde quatro jogadores para as seleções e vai poder aproveitar esta interrupção para melhorar os índices de uma equipa que arrancou a época aos solavancos.
Corpo do artigo
"Esta paragem vai ser boa para as novas contratações terem tempo para trabalharem, para estarem mais integradas e saberem como trabalhamos. Estou certo de que vamos melhorar." A frase é de Marcano, capitão de equipa, mas também podia ser de Sérgio Conceição.
A primeira interrupção para jogos das seleções traz boas notícias para os portistas já que, ao contrário do habitual, são poucas as ausências (Diogo Costa, Taremi, Nico González e Bernardo Folha), o que vai permitir não só realizar trabalho específico, mas também tático.
Além disso, só Mehdi deverá chegar em cima do encontro com o Estrela da Amadora. Ainda assim, a tempo de ser utilizado na Reboleira (dia 15), caso o treinador o entenda. Diogo Costa, Nico González e Bernardo Folha devem estar de volta ao Olival três dias antes do encontro da 5ª. Jornada.
Com um início de temporada em que as exibições estão longe de agradar aos adeptos e à equipa técnica, esta primeira paragem nas competições internas será fundamental para Conceição melhorar os índices da equipa. Não só os físicos, mas sobretudo ao nível das dinâmicas e entrosamento para depois arrancar com um ciclo intenso e importante de jogos que incluiu não só o início da Liga dos Campeões, mas também uma visita ao estádio da Luz. Nenhum setor vai estar especialmente debilitado e será possível trabalhar quase normalmente a partir de amanhã, altura em que o plantel vai regressar ao Olival. Algo que no passado não acontecia. Por norma, o FC Porto tem oito ou mais jogadores nas seleções, mas desta vez são bem menos. Desde logo porque Pepe e Grujic estão a contas com pequenas lesões e solicitaram dispensa de Portugal e Sérvia, respetivamente. Depois porque Zaidu também não foi chamado à Nigéria por Peseiro e o Canadá de Eustáquio não tem jogos nesta pausa. Uribe e Otávio, que também eram sempre convocados, entretanto saíram.
Não há debandada, nem chegadas a conta-gotas e Conceição poderá preparar a partida com o Estrela da Amadora sem grandes preocupação, podendo até nem chamar jogadores da equipa B, como acontece quase sempre nestas situações. Refira-se ainda que só Taremi será sujeito a viagens intercontinentais, uma vez que o Irão vai receber Angola (dia 12) em jogo particular.
Depois, dos seis reforços contratados neste mercado, apenas um vai estar ausente do Olival. Nico González foi chamado aos sub-21 de Espanha, mas a verdade é que o médio já cumpriu o período de adaptação. Afinal, já treina há mais de um mês e até é a única cara nova que conquistou um lugar no onze. Os próximos dias serão, por isso, importantes para a continuar a ambientação de Jorge Sánchez, Iván Jaime e Alan Varela. Francisco Conceição está num patamar diferente visto estar de regresso a "casa" apenas um ano depois, pelo que está mais do que familiarizado com os métodos do treinador e a exigência do clube.