Ryan Gobbi, (17 anos), Riquelme, (16), e Raphael Campos (15) chegaram no início de outubro provenientes do Coimbra Sports
Corpo do artigo
Leia também Mundial'2026: saiba quanto vai ganhar cada jogador saudita pela qualificação
Ryan Gobbi, (17 anos), Riquelme, (16 anos), e Raphael Campos (15 anos), estão, desde o início do mês, a cumprir um período de experiência nos escalões de formação do FC Porto, provenientes do Coimbra Sports, clube brasileiro com quem os dragões têm um protocolo de cooperação. O programa de monitorização visa acompanhar a evolução dos atletas até chegarem a sua maioridade. Esta já é a segunda passagem de Gobbi pelo programa, enquanto Riquelme e Raphael se estreiam.
José Tavares, diretor de Formação do FC Porto, esteve recentemente no Brasil para o lançamento do "Elite Dragons", um programa que visa acelerar e desenvolver a evolução técnica, física, mental e social por meio de um trabalho integrado e multidisciplinar, garantindo que o atleta tenha as melhores condições para atingir o mais alto nível de rendimento.
"Queremos o melhor para os atletas selecionados e esperamos que, no futuro, mais atletas sejam convocados. E para isso precisamos que eles deem o melhor deles todos os dias, em todos os treinos e jogos. Isto é inegociável. Precisamos de muita dedicação e daremos todas as condições para isso com um acompanhamento quase que diário do FC Porto", explicou José Tavares, que teve a oportunidade de conhecer o Covil do Dragão - Centro de Treinos do Coimbra Sports - e acompanhou treinos, jogos-treino, partidas oficiais. "O Covil do Dragão é um local especial no Brasil. Tem uma energia própria. Tem muita natureza, tem floresta, tem água e tem talento. Queremos que esse talento se desenvolva com cultura e mentalidade certas e que isso gere frutos tanto dentro de campo como fora dele. Que sejam formados jogadores e também homens. Queremos também que muitos atletas saiam de lá para o FC Porto: seja para monitorização, análises e até contratados. Foi ótimo ver todos os jogos, treinos e jogadores", referiu.