Em setembro, a OpenAI lançou uma versão específica do ChatGPT para menores de 18 anos, com bloqueio de conteúdos gráficos e sexuais
Corpo do artigo
A OpenAI vai permitir que utilizadores adultos do ChatGPT possam ter conversas eróticas com a inteligência artificial a partir de dezembro de 2025. O anúncio foi feito na terça-feira pelo presidente da empresa tecnológica, Sam Altman, na rede social X.
"Em dezembro, à medida que implementamos a restrição de idade de forma mais completa e como parte do nosso princípio de tratar os utilizadores adultos como adultos, permitiremos ainda mais, como conteúdo erótico para adultos verificados", afirmou Altman.
O responsável explicou que a medida surge após uma fase de restrições destinadas a mitigar riscos de saúde mental, que alguns utilizadores criticaram por limitar a experiência. Segundo Altman, com novas ferramentas e maior controlo sobre esses problemas, a empresa pode agora reduzir as limitações "de forma segura", abrindo espaço para conteúdos dirigidos a maiores de idade.
As medidas de segurança foram reforçadas no verão, depois de a OpenAI ter sido processada pelos pais de um adolescente norte-americano que se suicidou alegadamente após interagir com o ChatGPT. O caso levou à abertura de uma investigação pela Comissão Federal do Comércio (FTC) dos Estados Unidos, que também abrange outras empresas de inteligência artificial.
Em setembro, a OpenAI lançou uma versão específica do ChatGPT para menores de 18 anos, com bloqueio de conteúdos gráficos e sexuais. Altman revelou ainda que, "dentro de algumas semanas", será lançada uma atualização que permitirá personalizar o comportamento do assistente: "Se quiser que o seu ChatGPT responda de forma muito humana, use muitos emojis ou aja como um amigo, o ChatGPT deve fazê-lo - mas apenas se o utilizador quiser."