
Oskar Pietuszewski, à direita
EPA
Oskar Pietuszewski tem 17 anos, mas já é a figura do Jagiellonia Bialystok. Imprensa local diz que um emissário viu o jogo com o Rayo Vallecano
Leia também Tribunal Arbitral do Desporto revoga interdição do Estádio da Luz
Bednarek e Kiwior poderão não ser os únicos polacos no Dragão. O FC Porto está a seguir com particular atenção a evolução de Oskar Pietuszewski, extremo esquerdo de apenas 17 anos que é titular indiscutível no Jagiellonia Bialystok, clube que disputa a Liga Conferência esta temporada. Essa é uma das posições que a SAD azul e branca pretende reforçar já no mercado de inverno, conforme Francesco Farioli já admitiu. Contudo, muito dificilmente será com este jovem internacional sub-21, apontado a altos voos, mas apenas no verão. Pelo menos a intenção do clube é segurá-lo até lá, visto que está na luta pelo título.
De acordo com Imprensa local, o FC Porto enviou um emissário à Polónia na semana passada para assistir "in loco" ao encontro com o Rayo Vallecano, da Liga Conferência, uma informação que fonte dos dragões negou. Bayern Munique, Bolonha, Colónia e Barcelona também se fizeram representar. Neste último caso por intermédio de Deco.
Pietuszewski está avaliado em 12 milhões de euros pelo portal "Transfermarkt" e um ex-portista acredita que poderá ser vendido até por uma verba superior, tornando-se no jogador mais caro de sempre a sair do campeonato local. "Teoricamente, o ideal seria que permanecesse na Polónia até junho. Mas se mantiver essa forma e fizer jogos muito bons na próxima fase pelo clube, não há como pará-lo. Muito dinheiro será gasto com este jovem. Um clube oferecerá 10 milhões de euros, outro 12 outro 15... Muito dinheiro estará em jogo. Serão montantes substanciais e clubes muito fortes estarão a competir", referiu Grzegorz Mielcarski revista "Gol".
Oskar começou por ser suplente utilizado com regularidade no final da época passada, ainda com 16 anos, mas meio ano depois já é um dos líderes do Jagiellonia Białystok. Em setembro estreou-se pela seleção de sub-21 na qual leva seis jogos e quatro golos. No clube já vai em 30 jogos - ou seja, não falhou nenhum - em 2025/26 com três golos e uma assistência.

