
.
FC Porto
Martim Chelmik, Yoan Pereira, Bernardo Lima, Duarte Cunha e Mateus Mide condecorados
Leia também Tribunal Arbitral do Desporto revoga interdição do Estádio da Luz
Os cinco jogadores do FC Porto que recentemente se sagraram campeões de mundo de sub-17, Martim Chelmik, Yoan Pereira, Bernardo Lima, Duarte Cunha e Mateus Mide, foram esta terça-feira homenageados pela AF Porto. A distinção aos únicos atletas convocados por Bino Maçães que representam um clube da AF Porto, por parte de José Manuel Neves, presidente do organismo, decorreu no novo Centro de Formação da instituição, mais concretamente no campo Diogo Jota.
"A Associação de Futebol do Porto orgulha-se de contribuir para um ecossistema de excelência capaz de produzir atletas de este nível, mas nunca seríamos capazes de o fazer sozinhos. Por isso, quero deixar uma palavra especial ao FC Porto, na pessoa do seu vice-presidente, Dr. Tiago Madureira. A presença de cinco atletas do mesmo clube nesta equipa mundial não ocorre por acaso", começou por afirmar José Manuel Neves.
"É fruto da competência, da organização e da visão de longo prazo do seu projeto formativo. O FC Porto é um clube que faz da formação uma causa, que exige, mas que propicia também aos seus atletas a capacidade de competir para ganhar, incluindo valores muito próprios, mais reconhecidos além-fronteiras. Os resultados mostram-nos que estamos no caminho certo, mas mostram-nos igualmente que temos de continuar a investir, a melhorar e a inovar. Obrigado pela alegria que deram ao país, pela inspiração que deixaram aos jovens e pela honra que trouxeram ao futebol português. Para terminar, deixem que vos diga que as conquistas que já alcançaram são extraordinárias, mas são apenas o começo", concluiu.
Os campeões mundiais de sub-17 já haviam sido homenageados por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, no Palácio de Belém, e condecorados com a Medalha de Mérito Desportivo, entregue por Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

