Ligado aos dragões até 2023, o jovem da formação faz parte dos planos para o futuro e o FC Porto quer subir significativamente a cláusula de rescisão.
Corpo do artigo
O processo de renovação de Romário Baró vai avançar no retorno da normalidade.
12166408
O mesmo iniciou-se pouco tempo antes da interrupção do campeonato, com conversas exploratórias junto do agente do jogador, Mohamed Afzal, nas quais o FC Porto mostrou que a intenção de aumentar o vínculo (atualmente é até 2023) e tem a ver com a vontade de aumentar significativamente a cláusula de rescisão (é de 40 milhões de euros) e fazer de Baró um jogador mais importante em 2020/21. O processo não é urgente, obviamente, mas ficou assinalada uma intenção com marca de futuro.
Romário começou a temporada no onze titular. Com surpresa jogou em casa do Krasnodar e na Luz e só foi travado por uma lesão entre outubro e novembro. Regressou de forma mais pontual, acabou por nunca mais voltar a ganhar o lugar, mas Conceição tem mostrado confiança no jovem jogador e acredita que este está preparado para se assumir como titular do FC Porto no futuro. É nesse sentido que a renovação vai avançar: para lhe sublinhar importância e o aproximar de patamares mais próximos de uma primeira figura. O aumento salarial faz, também, parte desse plano.
Processo começou antes da interrupção. Médio vai ser mais importante no futuro e terá prémio
O dossiê arrancou entre fevereiro/março. Nesta altura, porém, a SAD portista terá outros problemas mais urgentes para resolver. Além da resolução de todos os constrangimentos provocados pela covid-19, também as questões de mercado se focam mais no imediato, pelo que Baró até pode ter de aguardar para ver o tema retomado. Mas a intenção é clara e o jogador já sabe dela.
A discussão seguirá, provavelmente, depois do final do campeonato, porque é determinação da SAD e de toda a estrutura técnica que a concentração dos jogadores se mantenha única e exclusivamente virada para os 11 jogos que faltam disputar, 10 para a Liga e um para a Taça de Portugal.