Disponibilidade física de Manafá e Zaidu não basta para os dragões, que pedem alternativas válidas para a direita e para a esquerda. Além disso, consideram que o ataque também deve sofrer alguns retoques.
Corpo do artigo
Resolvida a continuidade de Sérgio Conceição, o FC Porto prepara-se agora para atacar o mercado. Pepê (ex-Grémio) está garantido, mas os adeptos querem mais.
Ouvidos por O JOGO, Álvaro Magalhães, Carlos Tê, Jorge Amaral, José Guilherme Aguiar, Manuel Serrão e Miguel Guedes entendem que a prioridade deve passar pela contratação de dois laterais, um para a direita e outro para a esquerda, porque entendem que a defesa foi o "calcanhar de Aquiles" em 2020/21.
Aliás, a média de golos sofridos foi a pior dos últimos cinco anos e ficou bem acima do que é normal com Sérgio Conceição. "Independentemente da disponibilidade física que possam ter o Manafá, Zaidu e Nanu, é o setor primordial para atacar", aponta Jorge Amaral, antigo guarda-redes dos dragões, lembrando que "as grandes equipas da atualidade precisam de laterais que deem profundidade".
Carlos Tê também considera que "o FC Porto tem de resolver esse problema", focando até a questão na direita. "Desde que o Sérgio Conceição chegou ao FC Porto tem tido este problema dos defesas-direitos. Têm-lhe impingido cinco ou seis, mas ele depois põe todos na beira do prato...", ironiza o letrista e colunista de O JOGO, alertando ainda para a necessidade de reforçar o eixo defensivo para preparar o dia em que Pepe colocar um ponto final na carreira. "É uma referência, mas não vai durar sempre. Além disso, não sei se o Diogo Leite é para vender ou para preparar para o futuro", especula.
No resto do mercado, os portistas ouvidos pelo nosso jornal entendem que o lado esquerdo do ataque deve ser fortalecido. "O Luis Díaz também precisa de concorrência", sustenta Manuel Serrão, sem esquecer Pepê, embora deixe algumas ressalvas. "Não conheço o Pepê. Mas sendo bom, pode não ser necessário contratar um extremo-esquerdo. Ainda não o vi jogar no FC Porto e imaginemos que sai outro Pedrinho...", questiona o empresário, ironizando com o reforço brasileiro que o Benfica foi contratar ao Corinthians.
José Guilherme Aguiar, antigo dirigente do clube, alerta para o facto de a época ser longa e para a necessidade de ter um plantel equilibrado. "O FC Porto precisa de mais alguns jogadores de segunda linha para fazerem concorrência aos habituais titulares", avisa o advogado.
Para o ataque, a maioria considera que é necessário um avançado que possa substituir Marega. Apesar de Taremi e Toni Martínez justificarem a confiança dos conhecidos adeptos portistas, até pela resposta que deram quando jogaram juntos, Jorge Amaral defende que primeiro terá de se ver a evolução de Evanilson para perceber se há ou não necessidade de contratar mais um atacante.
Inquérito
Quais as posições que devem ser reforçadas pela SAD do FC Porto e porquê?
Álvaro Magalhães
Escritor
"Morelos é um sonho meu"
Dois laterais e um avançado. Estávamos bem servidos com o Alex Telles, mas com a saída dele ficamos com dois problemas. Temos esse problema do lateral-direito há anos e do lateral-esquerdo há meses. Precisamos de um substituto para o Marega. O ideal seria Morelos. É um sonho meu, como adepto, e parece que também é um sonho do Sérgio Conceição...
Carlos Tê
Letrista
"Manafá não tem de andar a saltar"
Um lateral direito e um lateral-esquerdo, um defesa-central, um 10 e um avançado. O FC Porto não tem de andar com o Manafá a saltar de um lado para o outro. É preciso ainda preparar a sucessão do Pepe. Dava ainda jeito um médio criativo, um 10, quando o FC Porto joga em 4x3x3. Devido à saída do Marega, precisa ainda de mais um avançado.
Jorge Amaral
Ex-jogador
"Dois laterais de qualidade"
Dois laterais, um para a direita e outro para a esquerda, um médio e um avançado.
São precisos dois laterais de qualidade, à imagem daquilo que têm sido os laterais da história do FC Porto. Dois laterais que deem profundidade e que tenham boa capacidade de cruzamento. Face à saída de Marega, temos de ver se não será necessário mais um avançado.
José Guilherme Aguiar
Advogado
"Manafá e Zaidu são bons, mas... "
Dois laterais e talvez seja preciso mais um avançado. Tanto o Manafá como o Zaidu são bons jogadores, mas não têm o nível que considero necessário para o FC Porto. Talvez seja ainda preciso contratar alguém para colmatar a saída do Marega, mas nos últimos jogos os avançados deram boa conta do recado. São necessários dois jogadores de nível idêntico para cada posição.
Manuel Serrão
Empresário
"Não temos extremos canhotos"
Um lateral-direito, um trinco, um extremo-esquerdo e um ponta de lança. O lateral-direito é uma falha que temos há uns anos. O João Mário pode colmatar, mas não sei se vai continuar a ser aposta para essa posição. Sem Danilo, é preciso um trinco. Gosto de extremos tradicionais, que vão à linha e que cruzem. Não temos nenhum canhoto para essa função.
Miguel Guedes
Músico /jurista
"É preciso maior consistência"
Um lateral-direito e um lateral-esquerdo. Talvez um médio-defensivo. São posições onde temos vivido com algumas dúvidas e alguns sobressaltos. Precisamos de outros jogadores com maior consistência. O FC Porto está carente de jogadores mais autoritários e mais capacitados defensivamente para os dois lados da defesa.