Oficialização do novo vínculo deve acontecer entre terça e quarta-feira, assim que a UEFA liberte o Dragão.
Corpo do artigo
Ponto final: tudo tratado, contrato acertado e Sérgio Conceição vai mesmo continuar no FC Porto em 2021/22.
O novo vínculo será extensível, pelo menos, até 2023, mas o que interessa mais aos adeptos é que a novela, sabe O JOGO, já terminou e o seu desfecho está prestes a ser anunciado.
Aliás, isso pode até suceder já amanhã, em pleno Estádio no Dragão, numa cerimónia aos nível das anteriores que envolveram o treinador. Só hoje é que a UEFA liberta o espaço que esteve a seu cargo para a organização da final da Liga dos Campeões, pelo que não restaria muito tempo para preparar o momento da oficialização nas instalações do clube, como é desejo de todos. Assim, os portistas terão de esperar mais um ou dois dias.
O almoço da semana passada entre presidente e treinador, com a presença do empresário Luciano D"Onofrio, foi decisivo neste desfecho. Pinto da Costa, de resto, soube logo da decisão do técnico, figura central dos últimos 10 dias e protagonista de uma novela em Itália que envolveu também o líder do Nápoles, Aurelio de Laurentiis, que negou que Sérgio alguma vez tivesse sido hipótese, mas que se viu exposto como fonte pelo "Corriere dello Sport". Como O JOGO escreveu em devido tempo, a abordagem foi feita via Jorge Mendes, mas nunca convenceu verdadeiramente ambas as partes. Da mesma forma que a proposta do Al-Hilal não teve expressão desportiva que desviasse o técnico do objetivo de se manter na elite.
O FC Porto acreditou sempre que Conceição diria algo se a intenção fosse discutir os termos concretos com qualquer outro clube e esperou serenamente pela reunião agendada. Nessa, Pinto da Costa ouviu as preocupações do treinador e aquilo que este deseja ver melhorado. Mais do que exigências, tratou-se de um balanço de época com estratégias para o futuro, debate que presidente e treinador costumam ter a cada final de temporada. E isso passa por várias áreas, do plantel à estrutura.
Jogadores à espera, descanso a terminar
Acertados os termos do contrato e o aumento salarial para valores que excedem os três milhões limpos por ano, começou de imediato a ser preparada a próxima pré-época e a ser debatido o plano para a composição da equipa que vai atacar a reconquista do título nacional. Mas esse é um dossiê que só andará mais depressa depois da oficialização da renovação. Filipe Soares, Stephen Eustáquio, Bruno Costa e Beto, bem como os seus respetivos clubes, por exemplo, aguardam por definições nesse sentido, uma vez que todos foram procurados, de forma direta ou indireta, pelos dragões. Nos últimos dias, Sérgio tem gozado algum descanso. Depois de assinar a renovação, não volta a parar. A data de apresentação da equipa ainda não está fechada. Inicialmente estimou-se que seria a 5 de julho, mas o facto de o arranque da Liga ter sido antecipado uma semana em relação ao que costuma suceder noutros anos, poderá fazer os dragões remarcar o primeiro treino para 28 de junho, também uma semana antes.
============03 POS Ultima_0012 (6414628)============
Almoço de quarta-feira, com Pinto da Costa, foi decisivo para alinhavar as questões pendentes e ratificar o desejo mútuo de continuidade. Já se discutem assuntos sobre plantel e pré-época