Lateral é o único dos emprestados com espaço para fazer a pré-época. Os restantes não contam para Sérgio Conceição.
Corpo do artigo
Será durante a pré-época que Sérgio Conceição concederá as últimas vagas no próximo plantel do FC Porto e, depois de uma temporada em Inglaterra, Tomás Esteves deverá ser o único dos atletas que estiveram emprestados em 2020/21 a ter a oportunidade de lutar por uma delas.
13787124
O lateral-direito, de 19 anos, sente que está agora mais preparado para passar no olho clínico do treinador, depois de ter realizado 30 jogos pelo Reading, que fechou o Championship (segundo escalão inglês) perto dos lugares de acesso ao playoff de subida. A saída do Dragão teve apenas como objetivo dar-lhe a possibilidade de jogar com regularidade num contexto mais competitivo do que a Liga SABSEG e isso foi alcançado.
De resto, o facto de os portistas não terem incluído qualquer opção de compra no acordo celebrado com o clube britânico não deixava margem para grandes dúvidas de que o regresso sempre esteve nos planos. É claro que, depois de experimentar o estrangeiro, Tomás ganhou visibilidade e os dragões não descartarão uma proposta interessante que possa surgir pelas mãos de Jorge Mendes, o empresário do jogador.
Internacional Sub-21 luso saiu para o Reading sem opção de compra precisamente com o objetivo de voltar. Só uma proposta tentadora surgida pela mão de Jorge Mendes poderá alterar os planos
De acordo com informações recolhidas por O JOGO, Tomás ainda aguarda por telefonema dos responsáveis da SAD azul e branca a confirmar a presença na pré-época, mas já vai trabalhando a pensar nisso. Ao longo dos últimos dias, o internacional sub-21 português tem treinado num centro de alto rendimento em Santo Tirso, pois tem noção de que Conceição é um técnico muito exigente após o regresso das férias e quer impressionar logo desde o primeiro exercício. Em 2019/20, quando se estreou nas pré-temporadas da equipa principal, no rescaldo de uma dobradinha com os Sub-19 (campeonato e Youth League), conseguiu-o e fez três jogos: dois no campeonato e um na Taça da Liga.
Todos os outros elementos que o FC Porto teve emprestados não fazem parte das opções de Sérgio Conceição e são para tentar rentabilizar. Nakajima, que foi devolvido pelo Al Ain, é um deles, uma vez que o treinador nunca foi um apreciador das características do internacional japonês, que até se encontra a recuperar de lesão. João Pedro (Bahia) e Saravia (Internacional) deverão continuar pelo Brasil, Ewerton (Portimonense/Urawa Red Diamonds) não conta e Fernando Andrade (Rizespor) pode procurar clube.