Os campeões nacionais, orientados por Sérgio Conceição, ficaram inseridos no Grupo B da prova milionária, juntamente com Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen e Club Brugge.
Corpo do artigo
O FC Porto ficou no Grupo B da Liga dos Campeões e medirá forças com o Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen e Club Brugge.
Numa análise aos três adversários dos "dragões" na fase de grupos da suprema competição de clubes do Velho Continente, o Atlético de Madrid é, à partida, o oponente mais forte. Terceiro classificado na liga espanhola da época passada, o conjunto colchonero, liderado por Diego Simeone, ficou pelos quartos de final na última edição da Champions, caindo perante o Manchester City. Os "rojiblancos" viram sair Héctor Herrera (Houston Dynamo) e Luis Suárez (Nacional do Uruguai) e contrataram Nahuel Molina (ex-Udinese) e Axel Witsel (ex-Borussia Dortmund). Álvaro Morata regressou de empréstimo (esteve cedido à Juventus) e é um dos principais nomes da formação da capital espanhola, juntamente com Jan Oblak, Renan Lodi, Marcos Llorente, Antoine Griezmann e o português João Félix.
Na última temporada, o Atlético também defrontou o FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões (as duas equipas ficaram inseridas no "grupo da morte", juntamente com Liverpool e AC Milan). Em Madrid, registou-se um nulo, enquanto, no Dragão, houve triunfo espanhol por 1-3, resultado que ditou a passagem dos colchoneros aos oitavos de final.
Relativamente ao Bayer Leverkusen, terminou no terceiro lugar no campeonato alemão e ficou pelos oitavos de final da Liga Europa na temporada passada (foi eliminado pela Atalanta). Os "farmacêuticos" venderam Lucas Alario ao Eintracht Frankfurt e adquiriram Adam Hlozek (ex-Sparta Praga). Treinado pelo suíço Gerardo Seoane, a turma alemã conta com Edmond Tapsoba (ex-V. Guimarães), Piero Hincapié, Exequiel Palacios, Florian Wirtz, Patrik Schick e Moussa Diaby, todos nomes de relevo.
Por fim, o Club Brugge, tricampeão belga, perdeu o seu principal jogador (De Ketelaere, avançado de 21 anos, contratado pelo AC Milan). Ainda assim, a equipa comandada por Carl Hoefkens, que ficou pela fase de grupos da prova milionária em 2021/22 (atrás de Manchester City, Paris Saint-Germain e Leipzig), apresenta alguns jogadores interessantes, tais como Simon Mignolet, Dedryck Boyata (ex-Hertha Berlim), Éder Balanta, Hans Vanaken, Andreas Skov Olsen, Noa Lang e Cyle Larin (ex-Besiktas).
15115317