Leão nunca defrontou os rivais do Grupo D: Tottenham, Eintracht Frankfurt e Marselha. E contra clubes desses países o histórico não é famoso
Corpo do artigo
O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões colocou o Sporting no Grupo D, onde se estreará em desafios oficiais contra Tottenham (Inglaterra), Eintracht Frankfurt (Alemanha) e Marselha (França). E se não não há jogos no currículo internacional dos leões contra estes emblemas, contra outros clubes dos seus países o histórico não é famoso.
Contra ingleses o Sporting soma, em 29 encontros, 9 vitorias, 7 empates e 13 derrotas. Mas refira-se que dos nove triunfos, nunca nenhum foi na Champions.
Quanto a alemães, em 28 desafios o Sporting regista 3 vitórias, 6 empates e 19 derrotas. Duas vitórias foram na Liga dos Campeões, em 2014/15 contra o Schalke (4-2) e o ano passado ante Borussia Dortmund, em jogo que valeu o apuramento para os oitavos de final.
No que diz respeito a franceses, em 20 jogos, leões somam nove vitórias, cinco empates e seis derrotas. Na Liga dos Campeões apenas uma vitória em quatro jogos, com o Mónaco (3-0) em 1997/1998.
Confira alguns dos destaques de cada uma das equipas:
Eintracht Frankfurt:
Vencedor da última edição da Liga Europa
- 11º classificado da liga alemã na temporada passada
- Saídas do português Gonçalo Paciência (Celta de Vigo), Filip Kostic (extremo sérvio de 29 anos, que foi jogar para a Juventus) e Martin Hinteregger (central austríaco acabou a carreira aos 29 anos)
- Reforços: o português Aurélio Buta (ex-Royal Antwerp), Luca Pellegrini (por empréstimo da Juventus), Dina Ebimbe (médio-ofensivo de 21 anos, emprestado pelo PSG), Mario Götze (ex-PSV), Randal Kolo Muani (ponta de lança, ex-Nantes) e Lucas Alario (ex-Bayer Leverkusen)
- Manteve Evan N"Dicka e Djibril Sow, duas peças fundamentais
Tottenham
- Quarto lugar na Premier League na época passada
- Prestação muito negativa nas competições europeias da última temporada (ficou-se pela fase de grupos da Conference League, atrás de Rennes e Vitesse)
- Saídas de Tanguy Ndombélé (empréstimo ao Nápoles) e Steven Bergwijn (Ajax)
- Contratações de Clément Lenglet (ex-Barcelona), Yves Bissouma (ex-Brighton), Ivan Perisic (ex-Inter) e Richarlison (ex-Everton)
- Son Heung-min e Harry Kane são os jogadores mais preponderantes
Marselha
- Segundo classificado na liga francesa da última época
- Chegou às meias-finais da Conference League na temporada passada (eliminado pelo Feyenoord)
- Nomes em destaque: Eric Bailly (empréstimo do Manchester United), Chancel Mbemba (ex-FC Porto), Nuno Tavares (empréstimo do Arsenal), Mattéo Guendouzi, Gerson, Cengiz Under, Cédric Bakambu, Luis Suárez (ex-Granada), Dimitri Payet e Alexis Sánchez (ex-Inter)
15115174
15115077